Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Exposição do programa Emancipar e abertura da Feira de Agricultura Familiar

03 de Setembro de 2019 às 17:29

"Convido todos para participarem da exposição do programa Emancipar, o maior programa de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Brasil, que acontece no dia 4 de setembro de 2019, às 9 horas. O evento acontece no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa. Já a  feira da Agricultura Familiar será aberta às 10 horas, no hall da Alego, onde os agricultores terão a oportunidade de comercializar seus produtos e os visitantes poderão, além de adquirir alimentos, almoçar, lanchar e assistir à apresentação cultural", diz o deputado Zé Carapô (DC) ao fazer convite aos parlamentares para o evento. 

O programa Emancipar estabelece um conjunto de ações que visa dar apoio assistido aos agricultores familiares, abrangendo toda cadeia produtiva por meio da concessão de linhas de crédito de produção, do acompanhamento familiar, da comercialização e do controle social, com a finalidade de promover a independência financeira do produtor rural, resgatando seus direitos e elevando-os ao patamar de auto sustentação, gerando desenvolvimento profissional e humano.

O objetivo do projeto é garantir a geração de trabalho e renda em Goiás. Desta forma, iremos consolidar a perspectiva de um estado emancipador, através das integrações dos órgãos governamentais com o produtor rural, criando empreendimentos familiares que gerarão desenvolvimento para o município. Assim, o programa dispõe que, para gestão e fortalecimento da política, será ofertado ao associado ou cooperado o acompanhamento domiciliar, antes, durante e após a concessão da linha de crédito, utilizando-se de ferramentas metodológicas aplicáveis para o desenvolvimento familiar produtivo, negocial, gerencial e administrativo, com ênfase na autonomia e independência financeira das famílias detentoras de empreendimentos familiares da agricultura familiar. 

Agricultura familiar

Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. Hoje ela é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, como o leite, a mandioca e o feijão e é à partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo setor de serviços e comércio.

Essa prática refere-se, portanto, a pequenas propriedades rurais, nunca maiores que quatro módulos fiscais. Outra característica é que esse segmento da economia agrícola não emprega uma grande quantidade de maquinários, algo mais comum nas grandes propriedades, não havendo, portanto, a substituição do trabalhador do campo pelos equipamentos.

No Brasil, apenas uma minoria das terras agricultáveis pertencem aos pequenos produtores familiares, segundo dados do censo agropecuário. Mesmo assim, a agricultura familiar é responsável pela maioria dos empregos gerados no campo, o que evidencia a importância desse segmento na geração de trabalho e renda e também na contenção do êxodo rural.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.