O deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Zé Carapô (DC), realizou, nesta quarta-feira, 4, uma exposição do programa Emancipar, destinado a famílias detentoras de empreendimentos familiares da agricultura familiar e economia solidária de Goiás. O evento foi realizado no auditório Costa Lima e contou com a participação de várias autoridades, prefeitos, vereadores, lideranças e agricultores.
Notícias dos Gabinetes
Zé Carapô promove exposição do projeto Emancipar e lançamento da Feira de Agricultura Familiar
Zé Carapô explicou que o projeto nº 2874/19 de Economia Solidária, de autoria dele, aprovado recentemente pela Alego, vai contemplar diversos municípios de Goiás, incentivar a geração de empregos e renda e sobretudo apoiar a Agricultura Familiar, fortalecendo-a. “O programa Emancipar vem daquela premissa de ensinar a pescar e não dar o peixe, que é o que nosso país precisa; e, sem sombra de dúvida, este ditado pode ser implementado por meio do incentivo ao Agronegócio, que é a locomotiva da economia brasileira, sobretudo em Goiás detentor desta vocação natural”, afirmou o deputado.
O Emancipar é um conjunto de ações que visa instituir uma proposta de apoio assistido ao público da agricultura familiar e economia solidária em toda a cadeia produtiva através do crédito, produção, acompanhamento familiar, comercialização e controle social. É um programa de geração de trabalho e renda do Governo de Goiás, criado na gestão 2019/2022, coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) para gerar desenvolvimento local com oportunidades de trabalho e renda para as famílias participantes e terá financiamento do Banco do Povo de Goiás.
Além do deputado Zé Carapô, compuseram a mesa de trabalhos o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecúaria (Emater), Pedro Leonardo de Paula Rezende; o representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o subsecretário de Fomento e Competitividade, César Augusto Moura; o superintendente do Banco do Povo de Goiás Empreendedor, Maks Wilson Louzada; o superintendente Estadual da Companhia Nacional de Abastecimento em Goiás (Conab), Luís Carlos do Nascimento, o representante da presidente da Centrais de Abastecimento de Goiás S.A (Ceasa-GO), Vanusa Valadares e o chefe de Gabinete, Tião Eloi.
Antônio Carlos de Souza parabenizou a iniciativa do deputado estadual Zé Carapô e informou que a Secretaria da Agricultura dará total apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar. “Nós estaremos juntos neste projeto e iniciativa que promove e desenvolve ainda mais esse importante elo de desenvolvimento do nosso Estado que fortalecerá cada vez mais o setor agropecuário de Goiás”, salientou o secretário.
Um estande da Emater foi instalado no hall da Casa Legislativa, a fim de apresentar a instituição para as pessoas que passavam pelo local. Também foram doadas 250 mudas de mangabeira, árvore frutífera de porte médio, comumente encontrada em fisionomias do Cerrado.
Feira da Agricultura Familiar
Além da exposição, ocorreu a feira da Agricultura Familiar no hall da Alego, onde vários agricultores de cooperativas de vários municípios do Estado tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos, como frutas, hortaliças, ovos, mel dentre outros; e os visitantes puderam adquirir alimentos, almoçar, lanchar e assistir a uma apresentação cultural.
Os produtores rurais integrantes das cooperativas, que estiveram presentes e expuseram seus produtos, fizeram questão de agradecer ao deputado Zé Carapô pelo espaço para comercialização da produção e manifestaram alegria em participar do lançamento. “Ter essa oportunidade de mostrar meus produtos é muito bom, é um dinheiro a mais que entra para o produtor”, ressaltou a agricultora Maria Serrano. “Estou muito feliz de podermos vender nossos produtos nessa feira, que têm muita qualidade”, concluiu o produtor Vitorino Batista.