Notícias dos Gabinetes
Rafael Gouveia afirma que crise na UEG é culpa do governo passado
O deputado Rafael Gouveia (DC) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente da sessão desta quinta-feira, 13, para responder a declarações do tucano Talles Barreto, durante pronunciamento feito ontem, afirmando que o atual Governo iria promover o fechamento de unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Segundo Gouveia, se isto chegar a acontecer, será por culpa da gestão passada, que teria feito "uma gestão irresponsável”, referindo-se ao governo do PSDB.
O deputado comparou os números de campus de universidades estaduais de outras unidades da federação para demonstrar que a estrutura da UEG foi montada de forma irresponsável, já que o grande número de unidades é incompatível com a capacidade do Estado.
De acordo com Gouveia, em São Paulo, com 645 municípios, são oito unidades da USP; em Minas Gerais, 16 campus da UFMG, para 600 municípios; no Rio de Janeiro a relação é de 90 municípios para oito unidades da UFRJ. Enquanto que em Goiás, são 42 campus da UEG para 246 municípios.
“Esta atual gestão não tem nada a ver com a calamidade que o Estado vem passando, uma gestão sem responsabilidade feita ao longo dos anos com nossa universidade, que só se preocupava em fazer política. Tanto que dois reitores foram presos. Agora, estudantes estão sendo prejudicados. Quero parabenizar o governador (Ronaldo Caiado), por agir de forma responsável”, salientou.