Notícias dos Gabinetes
Saiba o que Amilton Filho está fazendo pela Educação em Goiás
Defensor da Educação em todo o Estado de Goiás, o deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) trabalha pelo desenvolvimento do setor, com ações concretas e a mediação junto ao governo estadual para a ampliação das políticas educacionais. Com o objetivo de garantir mais recursos para a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e assegurar que a instituição seja incluída dentro dos 25% constitucionais gastos obrigatoriamente com Educação, o parlamentar apresentou recentemente uma emenda ao Projeto de Lei 2146/2019 (PEC da Educação), de autoria do deputado Bruno Peixoto (PMDB).
Para dar mais segurança aos estudantes goianos, o parlamentar Amilton apresentou recentemente um projeto que prevê a instalação de detectores de metais nas escolas e universidades públicas do Estado de Goiás. Outro projeto garante o estabelecimento da Política Estadual de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, que inclui a ampliação dos direitos dos autistas à Educação.
A militarização de escolas estaduais goianas e a construção de novas unidades de ensino estão entre os focos do trabalho do deputado Amilton Filho. A população de Anápolis, por exemplo, pode contar com o seu empenho nesta luta. "Nossa luta por melhorias na educação em Goiás continua. Há mais de 20 anos não se constrói uma única escola estadual na cidade de Anápolis. Estou atuando para reverter este quadro", ressalta o parlamentar.
Em agendas mensais com a secretária Fátima Gavioli, o deputado estadual Amilton Filho tem levado à chefe da pasta diversas necessidades da população goiana na área da educação, como a reforma, ampliação e construção de escolas em diversas cidades goianas. "Sigo cobrando todo mês melhorias e contando muito com o compromisso do governo", diz ainda.
Em Anápolis, Amilton atua para que as obras de reforma e ampliação no Colégio Estadual General Curado, no Setor Industrial Munir Calixto, e no Professor Salvador Santos, no Bairro Calixtolândia, comecem logo. "Essas duas unidades estão com estruturas precárias, estão dispensando alunos da região por falta de vagas e espaço para os alunos estudarem. Vou levar as demandas ao governo estadual para melhorarmos as instalações o mais breve possível. A região do Setor Industrial, por exemplo, cresceu muito. Quando foi construída, tinha apenas um bairro. Hoje, é uma localização que cresce a cada dia", explica Amilton Filho. Se depender do deputado, as obras começarão ainda neste ano.
Ensino Municipal
Com o apoio do parlamentar, por meio de uma emenda parlamentar, está em construção em Anápolis o novo prédio que irá abrigar a Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro Reny Cury, região Sudoeste da cidade. "A unidade deverá ser inaugurada em janeiro de 2020. A escola terá capacidade para 670 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental – hoje, são 450 estudantes. Serão 12 salas pedagógicas, sala de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório e quadra esportiva coberta", explica o parlamentar Amilton.
O local será acessível para pessoas com deficiência. A obra é executada com recursos do governo federal da ordem de R$ 1.767.595,35. "Atualmente, a Escola Cecília Meireles funciona em um prédio alugado. Com o novo espaço construído pela prefeitura de Anápolis, haverá uma economia de R$ 2.957,00 em aluguel para os cofres públicos", destaca ainda o deputado estadual Amilton Filho, incentivador das ações educacionais em todo o Estado de Goiás.
Colégios militares
O deputado estadual Amilton Filho é um dos maiores defensores em Goiás da implantação de novos colégios militares nos municípios. Ele relembra que já foi aprovada uma lei autorizando a militarização do Colégio Estadual Onofre Quinan, localizado no Bairro de Lourdes, em Anápolis. "Está no papel, mas não na prática. A comunidade escolar, os pais, os professores e principalmente os alunos anseiam muito por isso. Os colégios militares são muito bem aprovados na cidade", destaca.
Para fortalecer o projeto de ampliação do número de escolas militares em Anápolis, o deputado tem se reunido com o comando da Polícia Militar de Goiás e com o governador do Estado, Ronaldo Caiado, e atuado para que o tema seja colocado em pauta na Assembleia Legislativa, seja em projetos parlamentares ou na defesa da Educação estadual.