Notícias dos Gabinetes
Gabinete do deputado Iso Moreira adere à campanha pela redução do copo descartável
O gabinete do deputado Iso Moreira (DEM) recebeu essa semana o “selo verde”, conferido aos departamentos que participam da campanha pela redução de copos plásticos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O projeto, de iniciativa da Diretoria Administrativa, incentiva os servidores da Casa a adotarem canecas ou garrafas plásticas como forma de reduzir a quantidade de copos descartáveis que iriam diariamente para o lixo, após o uso. “O ‘selo verde’ distingue as equipes que tomaram a atitude de adotar hábitos e condutas mais conscientes e sustentáveis em relação ao planeta”, diz a chefe de gabinete do deputado Iso Moreira, Josy Cotrim, uma das incentivadoras da campanha.
A campanha, que teve início em junho, vem sendo abraçada pelos demais gabinetes. Além do aspecto ambiental, ela chama atenção para a economia financeira gerada aos cofres públicos, já que a quantidade exorbitante de copos descartados anteriormente, cerca de 120 mil unidades por mês, e gastos na ordem de R$ 50 mil reais, pesavam nos custos de manutenção contabilizados pela Diretoria Administrativa. Iso Moreira, que na atual legislatura integra a mesa diretora da Alego, aplaude as medidas contra o desperdício: “Vivemos uma época em que os recursos naturais estão cada vez mais contingenciados e escassos, precisamos mudar nossa conduta em relação ao meio ambiente”, ressaltou o parlamentar.
Movimento de conscientização
O elevado consumo do plástico, no mundo, somado ao seu descarte aleatório, vem causando grandes problemas ao meio ambiente, além do agravante de se tratar de um material difícil de ser processado pela natureza, demorando cerca de 450 anos para se decompor. Essas razões estão levando milhares de pessoas a integrarem movimentos de conscientização contra o uso indiscriminado do plástico e em defesa da saúde do planeta. Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha Mares Limpos, cuja proposta é manter por cinco anos ações globais para conter a maré de plásticos que invade os oceanos. Vários países, e mais recentemente o Brasil, deflagraram uma luta aberta contra os canudos de plástico e os copos descartáveis, ao mesmo tempo em que ações sustentáveis vão ganhando força entre a população brasileira, que começa a distinguir aquilo que é potencialmente prejudicial ao meio ambiente.