Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho participa, na UniEvangélica, da inauguração do maior estacionamento solar do Brasil
O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) participou na última sexta-feira, 4, da inauguração da usina fotovoltaica urbana da UniEvangélica, que inclui o maior estacionamento solar do País, com espaço para 464 carros. A solenidade contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, do prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), representantes da ENEL, vereadores, autoridades e a comunidade.
"São 2,9 mil placas solares instaladas em uma área de 5.630 m2, com capacidade para gerar uma economia de energia de 2.463,80 MWh/ano, suficientes para abastecer aproximadamente 1350 casas populares", ressalta o parlamentar Amilton.
A construção deste complexo energético na instituição é parte integrante de uma diretriz da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina às concessionárias de energia do País a realização de investimentos em projetos sustentáveis nas áreas em que atuam. O projeto apresentado pela UniEvangélica – Campus Arthur Wesley Archibald atendeu aos requisitos da Aneel e foi desenvolvido em parceria com a ENEL, que é a gestora, fornecedora e distribuidora de energia elétrica em Goiás.
Seis empresas foram contratadas para a execução da obra. Quando entrar em funcionamento, a usina, que conta com 2,9 mil placas solares instaladas em uma área de 5.630 m2, terá capacidade para gerar uma economia de energia de 2.463,80 MWh/ano, suficientes para abastecer aproximadamente 1350 residências. A energia gerada pela usina fotovoltaica será suficiente para suprir até 80% da demanda do Campus Arthur Wesley Archibald. O projeto foi assinado em março de 2018 e iniciado em julho do mesmo ano.
A Usina Fotovoltaica Urbana da UniEvangélica contribuirá para diversas iniciativas da instituição, dentre elas:
Educação: A usina será utilizada como ambiente de pesquisa aplica na área de produção e fornecimento de energias renováveis. Também será utilizada como ambiente de visitação para visualização das tecnologias instaladas. Projetos de graduação, mestrado e doutorado da UniEvangélica já estão sendo desenvolvidos a partir da usina.
Sustentabilidade: Na primeira fase do projeto, atendendo às normas do programa, foi realizada a troca de todas as lâmpadas incandescentes e fluorescente do complexo universitário por lâmpadas de LED, que é uma tecnologia moderna que consome menos energia.
Missão institucional: Com a execução desse importante projeto, a Associação Educativa Evangélica mais uma vez se consolida no cumprimento de sua missão, visão e valores, norteados pela promoção do conhecimento com excelência. Nas pesquisas, ações de extensão, produção de conhecimento e demais atividades, a instituição busca a formação a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, sempre visando e valorizando os princípios éticos, morais e cristãos.
Aspectos técnicos – Usina Fotovoltaica Urbana da UniEvangélica
â— Aproximadamente R$ 8 milhões investidos
â— 2,9 mil placas solares em uma área de 5.630m²
â— Economia de energia de 2.463,80 MWh/ano
â— Energia suficiente para abastecer 1.350 clientes residenciais com consumo médio mensal de 150 KWh durante um ano.