Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto de Karlos Cabral que isenta idosos e pessoas com deficiência das taxas da CNH
O projeto de lei de nº 1587/17 de autoria do deputado estadual Karlos Cabral (PDT) que isenta idosos, com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, do pagamento de taxas de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foi aprovado em segunda e definitiva votação no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás na sessão ordinária da última quinta-feira, 10.
De acordo com o projeto aprovado, as pessoas maiores de 65 anos de idade e as pessoas com deficiência serão isentas do pagamento de quaisquer taxas estaduais relativas à renovação da CNH, emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O pagamento referente a exames médicos exigidos para a renovação da carteira também não será cobrado.
Segundo o parlamentar, “é importante a isenção das taxas devido a maioria dos idosos já terem passado para a inatividade e hoje sobrevivem com sua aposentadoria. Em muitos casos, as taxas do Detran provocam um importante ônus no orçamento familiar, o mesmo ocorre com as pessoas com deficiência”.
Karlos Cabral explicou, ainda, que um projeto de lei semelhante tramita na Câmara dos Deputados e foi recentemente aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor daquela Casa. A proposta do parlamentar goiano agora segue para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado.