Notícias dos Gabinetes
Projeto torna obrigatório presença de pessoa para administrar insulina subcutânea em escola infantil
O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PV) apresentou nesta terça-feira, 5, projeto de lei que altera a Lei nº 26/1998 - que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás- para incluir nos estabelecimentos de educação infantil, nos horários letivos, uma pessoa treinada para administrar insulina subcutânea nas crianças diabéticas.
Segundo Prado, o diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês e em crianças em idade pré-escolar. Se não tratado adequadamente, pode causar complicações graves. “A propositura visa garantir que, nos estabelecimentos de educação infantil, tenham pessoas capacitadas para administrar insulina subcutânea”, explica.
Dados
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 16 milhões de brasileiros que sofrem de diabetes. A pesquisa destaca que a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos.
O deputado Eduardo Prado é autor da Lei nº 10.045/2017, que permite o acesso das pessoas com diabetes tipo 1 portar alimentos nos locais públicos e privados de uso coletivo no município de Goiânia. Também é de sua autoria a Lei n° 10.050/2017, que instituiu a semana da conscientização, prevenção e controle do diabetes.