Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Sancionado projeto de Chico KGL que institui o Estatuto da Inclusão Social e Econômica de Pessoas com Deficiência

27 de Novembro de 2019 às 15:48

O governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei 20.638, de autoria do deputado estadual Chico KGL (DEM) que institui o Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência em Goiás.

O estatuto tem por objetivo promover a inclusão social e econômica das pessoas com deficiência em Goiás, garantir a igualdade de oportunidades e autonomia individual dessas pessoas e repudiar qualquer forma de discriminação.

Para tal, o Estado adotará todas as medidas apropriadas para que a adaptação razoável seja oferecida. As medidas incluem programas de formação técnica e profissional para pessoas com deficiência (abordando, inclusive, orientações sobre seus direitos) e parcerias público-privadas, propiciando incentivo fiscal para que empresas particulares aumentem o número de contratados com deficiência além do disposto em legislação federal. Fica também determinado que os serviços públicos, as vias, bem como as edificações públicas, sejam construídas respeitando-se padrões de acessibilidade.

Segundo Chico KGL, esse estatuto é a soma do mais moderno conjunto de políticas públicas, programas e ações voltadas à temática da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho estadual e a soma do mais moderno conjunto normativo de direito nacional e internacional.

“Os direitos de ir e vir com segurança, de desempenhar suas habilidades profissionais no mercado de trabalho e ter a liberdade de fazer escolhas devem ser assegurados aos deficientes em igualdade de condições com as pessoas sem deficiência. Com esse propósito, criei esse projeto que foi sancionado pelo governador, porque ele, assim como eu, entende que toda pessoa com deficiência tem o direto a que sua integridade física e mental seja respeitada”, afirmou o deputado.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.