Audiência pública da LOA 2020 é realizada na Alego

Crédito: Carlos Costa
Audiência pública da LOA 2020 é realizada na Alego
Audiência pública para apresentação da LOA para o exercício de 2020

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) participou na manhã desta quarta-feira, 4, da última audiência pública para debater a LOA (Lei Orçamentária Anual), que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Os trabalhos da audiência pública foram comandados por Karlos Cabral (PDT), que dividiu a mesa com o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB); o vice-presidente e relator da comissão, deputado Jeferson Rodrigues; e o superintendente de Planejamento da Secretaria de Economia do Estado, Eduardo Vieira Scarpa. Também integraram a mesa, o promotor de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça, representando o Ministério Público Estadual (MP-GO) e o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior.

Acompanharam o debate os deputados Álvaro Guimarães (DEM); Amauri Ribeiro (Patriota); Paulo Trabalho (PSL); a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima; o presidente da Associação Goiana das Defensoras e dos Defensores Públicos, Allan Montoni Joos; o prefeito do município de Posse, Wilton Barbosa de Andrade; o representante da Associação Goiana dos Municípios (AGM), assessor Eri Ristov, entre outros.

O debate foi enriquecido ainda mais com a presença da população, destacando a participação de alunos do Colégio Estadual José David Skaf, de Senador Canedo, que reivindicaram uma quadra de esportes para a escola que frequentam. A maior parte da população solicitou mais investimentos em Educação.

O relatório final da matéria está sendo elaborado pelo deputado Jeferson Rodrigues e deve ser incluso na pauta de votação da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento no próximo dia 11. Após votado na comissão, o relatório vai à apreciação do Plenário.

No início da audiência, Karlos Cabral agradeceu ao presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, pelo apoio na realização de audiências em diversas regiões do estado de Goiás. “Foi um marco para a história desta Casa. Através das audiências foi possível colher, em todas regiões, as demandas que nos nortearão na elaboração mais adequada das emendas à LOA”, destacou.

Lissauer Vieira afirmou que orçamento do Estado não está do jeito que gostariam que estivesse, mas que como a realidade demanda seletividade, discutir a LOA, e conhecer a realidade do Estado é fundamental para melhor direcionar os recursos. “É muito importante a Assembleia estar debatendo a LOA no interior, falando com a sociedade e ouvindo as necessidades regionais. Queremos saber as dificuldades de cada região, entender as diferenças regionais e, assim, conseguirmos fazer uma LOA mais justa e objetiva”, destacou Lissauer.

Jeferson Rodrigues disse que os debates que ocorreram nas cinco macrorregiões foram de “suma importância” e que todas as informações serão reunidas e analisadas para a melhor elaboração do relatório final da LOA. “Estamos aqui buscando construir juntos o melhor para o nosso estado. Todos os deputados tiveram atenção ao debate da LOA. Muitos não puderam estar presentes nas reuniões no interior, mas estavam sempre debatendo e nos trazendo suas demandas”, explicou o relator.

Relatório final

O relatório final da LOA 2020 está sendo elaborado pelo relator da matéria, deputado Jeferson Rodrigues e deve ser incluso na pauta de votação da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento no próximo dia 11.

Os deputados estaduais Karlos Cabral e Jeferson Rodrigues percorreram o estado, realizando seis audiências públicas com o intuito de ouvir as demandas direto da população, visando um melhor desenvolvimento do relatório da LOA 2020 para a sociedade.