Notícias dos Gabinetes
Humberto Aidar e Santuário Sagrada Família promovem ação de doação de sangue
O Santuário Sagrada Família, o Hemocentro Goiás e o deputado Humberto Aidar (MDB) realizam campanha de doação de sangue neste final de semana. A ação ocorre no sábado, 22, das 8h às 16h, na praça do Santuário Sagrada Família, na vila Nova Canaã. Com o tema "Compartilhe a vida, doe sangue", a unidade chama a atenção para a necessidade de manter os níveis de bolsas para atender pacientes.
A unidade móvel do Hemocentro estará no Santuário Sagrada Família recebendo doação de sangue, também realiza o cadastro para doador de medula. O deputado Humberto Aidar ressalta a importância do ato de doar sangue. “Se você já pensou em algum momento de sua vida em doar sangue, é importante que saiba que essa ação, além de contribuir com a saúde de uma pessoa, é principalmente uma prática humanitária”, declara.
O reitor do Santuário Sagrada Família, Pe. Rodrigo enfatiza o papel do templo em colaborar com o engajamento das pessoas em praticar o ato de atenção a quem precisa. “Uma grande oportunidade para nós, da Sagrada Família, colocar em prática nosso ato concreto de amor ao próximo”, diz o reitor.
De acordo com a diretora-geral das Unidades Públicas em Goiás que atuam na área de sangue, Denyse Goulart, o objetivo dessa ação é suprir integralmente toda a eventual necessidade por sangue, tanto durante, quanto depois do Carnaval, estimulando as pessoas a doarem e a se tornarem doadoras regulares no Hemocentro. "Nosso objetivo é fazer com que esse feriado de carnaval seja diferente dos anteriores, quando o sangue que coletávamos no Hemocentro nem sempre era suficiente para atender a demanda”, relata.
O Hemocentro de Goiás abastece toda a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás, composta por 190 serviços de saúde localizados em todo o estado. Além do Hemoceg, localizado em Goiânia, as ações de coleta, análise e distribuição do sangue são desenvolvidas pelos hemocentros regionais.
Quem pode doar?
- Estar em boas condições de saúde;
- Peso acima de 50kg;
- Documento com foto válido em todo o território nacional;
- Idade entre 16 e 69 anos. (Antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Acima de 60 anos é preciso ter realizado pelo menos uma doação até essa idade);
- Esperar 30 dias para doação depois de ter tomado a vacina de febre amarela.