Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Cairo Salim apresenta projeto em defesa dos animais e propõe criação de carteira estudantil gratuita

28 de Fevereiro de 2020 às 14:42
Cairo Salim apresenta projeto em defesa dos animais e propõe criação de carteira estudantil gratuita
Na CCJ, parlamentar atuou pela rejeição de projeto que defende liberdade de gênero nas escolas

O deputado estadual Cairo Salim (PROS) apresentou dois projetos na sessão ordinária desta quinta-feira, 27.  Uma das iniciativas cria a Carteira de Identificação Estudantil do Estado de Goiás (CIEGO), preferencialmente em modelo digital, aos estudantes de Goiás. Segundo a proposta de Salim, a carteira será gratuito e válida em todo o território goiano.

“É preciso acompanhar a evolução dos conhecimentos de informática e a vertiginosa facilitação que a digitalização traz ao serviço público, além da economicidade ao usuário do serviço, nos leva a compreender que a carteira digital é um caminho natural e exigível”, defende Cairo.

Causa animal

A outra matéria apresentada pelo parlamentar regulamenta o atendimento e transporte de animais por pet shops e clínicas veterinárias, conferindo condições de atendimento digno e saudável aos animais. De acordo com o projeto, os pet shops, clínicas veterinárias e congêneres que prestam serviços de banho, tosagem, consultas ou quaisquer serviços de estética animal ficam obrigados a realizar os seguintes procedimentos:

     I - permitir o tutor do animal a visualizar os respectivos serviços realizados, ressalvados os casos de procedimentos cirúrgicos, durante a realização de qualquer procedimento realizado pelo estabelecimento;

     II - não realizar o transporte do animal em condições inadequadas, precipuamente que não promovam o bem-estar animal, devendo o transporte ser apenas realizado em veículo com identificação do estabelecimento o qual o animal está sob os cuidados;

     III - o estabelecimento deve ter acomodações com espaço, revestimento, ventilação e iluminação adequadas que promovam o bem-estar animal;

     IV - os estabelecimentos devem fixar, nos veículos que façam o transporte de animais, placas informando os números telefônicos dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, responsáveis pela fiscalização e recebimento de denúncias relacionadas a esse tipo de serviço.

Além disso, torna-se obrigatória a identificação do profissional que realizará o respectivo procedimento no animal deve ser fornecida no momento da celebração do contrato entre solicitante e solicitado.

“O projeto visa uniformizar a logística dos serviços de banho e tosa e outros para conferir condições de atendimento digno e saudável aos animais, além de oportunizar ao proprietário a possibilidade de acompanhamento”, defende Salim.

Defesa da família

Mais cedo, na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o deputado Cairo Salim apresentou voto em separado pela rejeição de um projeto que defende liberdade de gênero nas escolas. A matéria de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) foi rejeitada por 5 votos a 4.

“Defendo que orientação sexual e liberdade de gênero devem ser discutidas em ambiente familiar de acordo com o ponto de vista de cada pai e mãe de família, não nas escolas. Além disso, reafirmo meu posicionamento em defesa da família e proteção das nossas crianças, que não podem ser afetadas por posicionamentos ideológicos no ambiente escolar”, afirma o deputado.

Gabinete Dep. Cairo Salim Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.