Notícias dos Gabinetes
Na semana da mulher, Iso Moreira defende ampliação de mecanismos contra a violência
O deputado Iso Moreira (DEM) participa ativamente dos eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ontem (10), o parlamentar esteve presente na sessão solene da Assembleia Legislativa (Alego) que homenageou diversas personalidades femininas com atuação de destaque em prol de Goiás e dos goianos. Nas redes sociais, e também pelo Portal de Notícias da Alego, Iso fez referência à atuação das mulheres em postos de comando e liderança: “A ascensão social que vêm escalando se deve à garra, capacitação e determinação demonstradas por elas em muitos momentos da nossa história e da vida cotidiana”.
Na sessão solene, as deputadas Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB) discursaram em nome da bancada de parlamentares. Elas abordaram a questão da violência contra a mulher como sendo um dos problemas mais graves enfrentados por Goiás no âmbito da segurança pública. Em agosto do ano passado, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou Goiás como sendo o segundo Estado brasileiro com mais práticas de violência de gênero. O estudo que embasou o Atlas da Violência coletou registros na faixa de uma década, entre 2007 e 2017.
Pacto contra a violência
Em novembro, o Governo de Goiás lançou o Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o qual prevê várias ações conjuntas a serem desenvolvidas por órgãos da administração pública estadual, Justiça, Ministério Público e sociedade civil com o objetivo de combater a violência doméstica e diminuir os índices de feminicídio no Estado. Iso Moreira prestigiou o evento e, na ocasião, defendeu a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha e disse que todos os esforços devem ser empreendidos para que a Patrulha Maria da Penha seja fortalecida no âmbito da estrutura da Polícia Militar no Estado, e integrada à Rede de Atendimento à Mulher.
O parlamentar falou da importância de se estabelecer políticas públicas de proteção à mulher e ressaltou a necessidade de criação de mais delegacias especializadas no atendimento às vítimas de violência e a divulgação das noções básicas da lei Maria da Penha nas escolas públicas, de modo a ampliar o conhecimento da população sobre as condutas que caracterizam a violência e que são enquadradas como crimes. A matéria completa sobre o pronunciamento de Iso Moreira pode ser acessada em https://portal.al.go.leg.br/noticias-dos-gabinetes/106927/iso-moreira-defende-ampliacao-de-mecanismos-de-combate-a-violencia-contra-mulheres.