"Governo de Goiás e Prefeitura de Anápolis são referência no combate ao coronavírus", destaca Amilton Filho

23 de Março de 2020 às 17:45

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) destacou nesta segunda-feira, 23, o importante papel desempenhado pelo Governo de Goiás e pela Prefeitura de Anápolis no combate à disseminação do coronavírus. "Em meio ao caos provocado pela doença, surge em Goiás uma força para impedir a disseminação desse mal. Não podemos deixar de citar os papeis desempenhados pelo governador Ronaldo Caiado e pelo prefeito Roberto Naves", destaca o parlamentar.

Dentre as medidas que estão fazendo a diferença em Goiás, conforme citou o deputado Amilton, estão a suspensão das aulas nas redes estadual e do município de Anápolis, antecipação da campanha de vacinação contra a gripe e demais ações pontuais que, de acordo com Amilton Filho, poderão levar a um êxito das medidas empreendidas contra o novo coronavírus.

Goiás ainda colocou em prática as seguintes medidas: linha de crédito especial para micro e pequenos empresários; suspensão dos atendimentos em diversas repartições públicas; uso das forças de segurança no apoio às medidas de isolamento; acesso virtual a museus estaduais; restrição da circulação em rodoviárias e aeroportos; renovação digital do processo para aquisição gratuita de medicamentos de alto custo; proibição do corte de fornecimento de água; ações para o sistema penitenciário; renegociações de débitos; fechamento do comércio; emissão digital de documentos; ampliação de programas para pessoas de baixa renda; suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos de saúde; diversas outras ações do Governo estadual para garantir medidas de proteção da população e ainda dar acesso a serviços básicos.

"Em Anápolis, várias ações semelhantes foram implementadas pelo prefeito Roberto Naves, que ainda instituiu o Zap do coronavírus, com grupos de informações sobre a doença e também outros grupos para que a população tenha um direcionamento para a realização de demais procedimentos de saúde. O programa Voluntários de Coração, liderado pela primeira-dama Vivian Naves, vai permitir que a população doe kits de higiene para a população em situação de rua. Essa ação será empreendida por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda", acrescenta o deputado estadual Amilton Filho.

Por meio da atuação da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho,Eemprego eRrenda, Eerizania Eneas de Freitas Lobo, foi disponibilizado um espaço em Anápolis com quartos isolados e alimentação durante a quarentena, para todos em situação de rua, totalizando 17 atualmente, no Cepai Nupai.

Para fazer a doação, é simples. Basta acessar o portal Voluntários de Coração, clicar em Quero Ajudar e se candidatar na ação, ou ligar para (62) 3902-1046. Além disso, também podem ser feitas doações diretamente na secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, localizada na rua General Joaquim Inácio, 206, Centro, ou até mesmo contatar no Instagram @prefanapolis.social, que uma equipe irá buscar as doações.

No município de Anápolis, cinco unidades de saúde foram criadas para receber pacientes suspeitos de coronavírus; a Prefeitura adotou um processo de teleatendimento por aplicativo e protocolos avançados para triagem, hierarquização e regulação; contratou novos profissionais de saúde para o trabalho de combate ao coronavírus; e estabeleceu ações inovadoras para o cuidado a gestantes.

"O momento é de cautela e preocupação, mas com certeza Goiás e a cidade de Anápolis tomaram as precauções necessárias para conter o avanço da doença. Espero que outros municípios e estados sigam os modelos anapolino e goiano de gestão dessa crise sem precedentes", conclui o deputado estadual Amilton Filho.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).