Notícias dos Gabinetes
Iso Moreira alerta para o crescimento da violência contra a mulher e diz que canais de proteção às vítimas estão funcionando
O crescimento dos casos de violência contra a mulher noticiados pela imprensa, em decorrência do estado de isolamento social contra o novo coronavírus levou o deputado Iso Moreira (DEM) a se pronunciar: “é preciso informar à população que os canais de atendimento contra a violência doméstica estão funcionando”. Ele ressaltou que delegacias especializadas no atendimento à mulher, bem como o Ligue 180 continuam registrando ocorrências e estão 24 horas por dia no ar, durante todos os dias da semana.
Iso Moreira lembrou que esses são serviços de utilidade pública considerados essenciais, e que mesmo estando em quarentena por conta da pandemia da Covid-19 eles não podem ser interrompidos. O parlamentar informou ainda que está em análise na Câmara dos Deputados projeto de lei que amplia a divulgação do Ligue 180 enquanto durar o período de isolamento social. “Nesse momento, a informação é um instrumento muito importante”, ressaltou.
Campanha
Em março, Iso Moreira participou de várias iniciativas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, homenageou mulheres goianas com a Comenda Berenice Artiaga e usou suas redes sociais para promover a campanha “É preciso reconhecer a ascensão e os méritos da mulher”. Paralelamente, o deputado manifestou sua opinião sobre a importância de se estabelecer políticas públicas de proteção à mulher e a necessidade de criação de mais delegacias especializadas. Também defendeu a divulgação das noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas públicas. A matéria completa está em https://portal.al.go.leg.br/noticias-dos-gabinetes/106927/iso-moreira-defende-ampliacao-de-mecanismos-de-combate-a-violencia-contra-mulheres, no Portal de Notícias da Assembleia Legislativa de Goiás.
Ligue 180
A central telefônica do Ligue 180 funciona como um disque-denúncia que recebe denúncias de assédio e violência contra a mulher e as encaminham aos órgãos competentes. O atendimento é gratuito e confidencial, sendo o anonimato garantido às vítimas. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.