Gomide requer mais testes de Covid-19 para abastecerem regionais de saúde de Goiás

15 de Abril de 2020 às 09:52

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou solicitação junto à Secretaria Estadual de Saúde reivindicando a aquisição, em caráter emergencial, de mais testes rápidos para identificar a presença do novo coronavírus. O procedimento é fundamental para testar a doença e promover as medidas apropriadas como o tratamento de doentes e o isolamento dos pacientes assintomáticos.

Em Goiás, apenas o Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Giovanni Cysneiros” (Lacen), tem feito os exames pela rede pública, e que duram em média 5 (cinco) dias para o diagnóstico da Covid-19. A falta de capacidade do SUS no estado para a testagem dos casos suspeitos tem prejudicado o tratamento dos pacientes acometidos com a doença e exposto pessoas não infectadas ao risco de contágio.

"Precisamos cobrir nossos profissionais de saúde e a população de cuidados/ e o teste para identificar a Covid-19 é o caminho para agilizarmos o tratamento e quebrar o ciclo de contágio da doença. É assim que os principais países do mundo têm feito para conter a propagação do vírus", justificou Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).