Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Gomide defende parcerias para descentralizar testes de covid-19 nas regiões de Goiás

28 de Abril de 2020 às 15:59
Gomide defende parcerias para descentralizar testes de covid-19 nas regiões de Goiás

Em pronunciamento na tarde desta terça-feira, 28, durante sessão ordinária remota da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) reivindicou que a Secretaria de Saúde promova a descentralização dos testes de covid-19. Para isso, o deputado sugere que as 18 regionais de Saúde realizem parcerias com as universidades e com os laboratórios a fim de dar agilidade nos resultados e combater a subnotificação.

“Não temos os testes necessários para sabermos o que está acontecendo nas cidades de Goiás. Em Anápolis, por exemplo, têm somente 10 exames disponíveis por semana para enviar ao Lacen (Laboratório Central). Se Anápolis é assim, imagina em Paranaiguara, em Mambaí? Quantos testes vão chegar ao Lacen? Demora-se 20 dias para que esses testes sejam retornados com o resultado, além do deslocamento”, explica.

O parlamentar destaca que a ausência de testes é o principal causador da subnotificação que, por sua vez, leva ao relaxamento das políticas de isolamento social recomendadas em todo o mundo. “Será que liberar o comércio, voltar à vida normal, é o melhor método de salvar vidas e de se levar a sério? Sabemos a resposta: claro que não”, questiona.

Gomide registra que o governador Ronaldo Caiado adotou uma postura em defesa da vida mas que, agora, cede aos anseios daqueles que defendem a economia à frente da vida das pessoas. “O relaxamento permitido no último decreto vai na contramão da ciência. Os cientistas destacam que as próximas três semanas serão decisivas”, concluiu.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.