Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Wilde Cambão propõe a criação do Programa “Goiás Cuidando de quem Cuida”

05 de Maio de 2020 às 17:21

Apresentado na tarde desta terça-feira, 05, durante sessão remota ordinária, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD), que torna obrigatória a instituição do programa “Goiás Cuidando de Quem Cuida”. Por meio do programa, o deputado pretende assegurar a adequada proteção, promoção e recuperação da saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam frente ao combate da covid-19 em Goiás.

Por meio da proposta, são definidas medidas de cuidado, dentre elas, a disponibilização do Serviço Médico do Trabalho que avalie qualquer profissional que apresente sintomatologia respiratória, a reserva de leitos para garantir o atendimento prioritário, dentre outras. O Governo de Goiás poderá estabelecer normas e procedimentos complementares para a implementação, formas de controle, inclusive de suas condicionalidades, acompanhamento e fiscalização do programa.

Na justificativa da propositura são apresentados dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, por meio de um boletim publicado no dia 17 de abril de 2020. Nele, é informado que quase 30% dos infectados por coronavírus em Goiânia, trabalham na área da saúde. Conforme monitoramento dos casos da doença, os percentuais dos profissionais infectados foram: 38% médicos; 19% enfermeiros; 16% técnicos em enfermagem; 7% técnicos de laboratórios; 3% psicólogos; 3% fisioterapeutas; 2% técnicos em radiologia; 2% serviços gerais; 2% recepcionistas; 2% nutricionistas; 2% cirurgiões-dentistas; 2% assistentes sociais; 2% área administrativa e 2% esteticistas.

Gabinete Dep. Wilde Cambão Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.