Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto que favorece maior acesso às mulheres nas carreiras policiais

07 de Maio de 2020 às 09:06
Aprovado projeto que favorece maior acesso às mulheres nas carreiras policiais

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou por 27 votos a 0 , o projeto de lei  lei n° 1205/19, de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), que reserva a cota mínima de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás para mulheres.

A matéria acrescenta o artigo 4° na Lei Estadual n° 17.866, de 2012, que fixa o efetivo da PM. Atualmente essa cota é de 10%. Segundo o parlamentar, a matéria se justifica pela necessidade de garantir maior acesso das mulheres nas carreiras militares. “Acreditamos que majorar tal quantitativo, aumentando para uma cota mínima de 20%, configura uma forma de assegurar acesso cada vez mais democrático a tal gênero, que enfrenta uma luta diária por reconhecimento, respeito e direitos iguais”, disse Teófilo.

O deputado também diz que a estrutura do trabalho militar é, na maioria, masculina por uma cultura em que os homens eram vistos como melhores para as atividades, mas essa situação, segundo ele, mudou. “Percebe-se que, na contemporaneidade, tal distinção demonstra-se ultrapassada, uma vez que as mulheres já provaram que são extremamente capazes de atuar em diversas carreiras, inclusive nas militares’, ressalta. Agora o projeto segue para sanção ou veto do governador

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.