“Temos uma equipe de Governo empenhada”, diz Lissauer durante entrega do HCamp de Porangatu

01 de Junho de 2020 às 07:03

Representando o Legislativo goiano e com o objetivo de acompanhar de perto as ações do Executivo estadual para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) em Goiás, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou, junto do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do secretário de Saúde, Ismael Alexandrino; da entrega do Hospital de Campanha (HCamp) da cidade de Porangatu. Com 24 novos leitos, sendo 10 de UTI e 14 enfermarias, a unidade será destinada ao atendimento dos pacientes do Norte goiano diagnosticados com a covid-19.

Reconhecendo a importância da estrutura de saúde para o enfrentamento da doença no município e região, o chefe do Poder Legislativo ressaltou, em seu discurso, o comprometimento do Governo de Goiás com as medidas de combate à pandemia no estado. “Para nós, do Legislativo goiano, é uma grande alegria estarmos aqui hoje sabendo que temos uma equipe de Governo empenhada e que está se dedicando ao máximo para montar estruturas de saúde pública voltadas ao atendimento da nossa população, especialmente aqui da região Norte do estado”, disse Lissauer.

O presidente da Alego destacou ainda o processo de regionalização da Saúde em Goiás, priorizado pelo Governo estadual. Segundo ele, as unidades hospitalares, que estão sendo implantadas nos municípios, ficarão como um “legado” para a população. “Hoje, aqui em Porangatu, a exemplo do que já está sendo feito em Águas Lindas, Jataí, Formosa, São Luis dos Montes Belos e Luziânia, o Governo estadual busca proporcionar um melhor conforto para quem necessita de atendimento. Essas estruturas que estão sendo entregues ficarão como um legado para a nossa população”, afirmou.

Novos leitos

Os novos leitos entram em funcionamento através de parceria firmada entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e a prefeitura municipal. Com portaria de repasse fundo a fundo, a SES vai transferir para o município R$ 4,1 milhões durante seis meses, ou seja, R$ 684,3 mil mensais. De acordo como governador Ronaldo Caiado, o primeiro repasse previsto para 1º de junho foi antecipado. “A primeira parcela já está depositada. É dessa maneira que gosto de assinar um documento. A gente podendo assinar e não enganar a população, induzir aquilo que não pode ser feito depois”, frisou.

A unidade também terá repasse do governo federal, por meio do Ministério da Saúde. É que a portaria ministerial 568 prevê o custeio para a habilitação temporária de leitos de UTI Adulto e Pediátrico para atendimento exclusivo de pacientes com a covid-19. A complementação será com uma diária de R$ 1.600 por leito.

Ampliação

De acordo com o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, a previsão é de que na próxima semana os atendimentos à covid-19 sejam ampliados. Está programada a ativação de outros 31 leitos, sendo 17 de enfermaria e mais 14 de UTI na mesma unidade. Com isso o hospital chegará a sua capacidade máxima com 55 leitos – 31 de enfermaria e 24 de UTI. “O governador e eu não perdemos o foco nessa pandemia, que é fazer estruturas que fiquem como legado. É dessa forma que a saúde precisa ser estruturada”, destacou o secretário.

Além do presidente do Poder Legislativo e do secretário estadual de Saúde, também acompanharam o governador Ronaldo Caiado, em Porangatu, o presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Valadares; presidente da Ceasa, Vanuza Valadares; ex-prefeito Eronildo Valadares; assessor Walace Braz, representando o deputado federal Professor Alcides; comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Inácio; comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Fábio Nunes e os vereadores Cleoci Rodrigues, Waltham Glória, Roberto, Valci Simões, Valmir Martins, Durão, Edmilson Andrade, André e Godê.

Gabinete Dep. Lissauer Vieira Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).