Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Cairo Salim propõe compensação de ICMS com precatórios em Goiás

03 de Junho de 2020 às 19:02
Cairo Salim propõe compensação de ICMS com precatórios em Goiás

Na sessão virtual desta quarta-feira, 3, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o deputado estadual Cairo Salim (Pros) apresentou projeto de lei que propõe a compensação de crédito tributário, inscrito ou não na dívida ativa, oriundo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com débito em Goiás, decorrente de precatório judicial.  

Os percentuais incidentes sobre os créditos tributários a compensar poderão ser, de até 10%, para créditos tributários não inscritos em dívida ativa; até 100%, para os créditos inscritos em dívida ativa, incluindo além do principal, multa, juros e honorários advocatícios. Para que a compensação possa ser feita, o crédito tributário deve ser relativo a operações próprias de contribuinte inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado de Goiás.

“Estima-se que, com a retenção de numerário nas contas dos contribuintes, haja aquecimento da economia goiana. Isso porque o contribuinte [pessoa jurídica] terá um plus à sua disposição para investimentos em sua atividade produtiva ou mercantil, no pagamento de fornecedores, dentre outras possibilidades”, argumenta Salim, ao pontuar que a medida beneficia o setor produtivo, em um momento tão difícil como o atual.

Por outro lado, abre-se uma oportunidade atrativa para aqueles que, na mesma medida, possuem créditos a receber do estado. “Uma forma mais célere e menos burocrática de se resolver pendências que, em muitos casos, inviabiliza a regular atividade empresarial e se arrasta por anos a fio sem perspectiva de solução”, conclui o parlamentar.

Gabinete Dep. Cairo Salim Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.