Notícias dos Gabinetes
Com empenho de Lissauer, obras da Escola César da Cunha Bastos, em Rio Verde, estão em fase final
Após muitos pedidos dos moradores de Rio Verde, no Sudoeste goiano, a conclusão das obras da Escola Estadual César da Cunha Bastos, finalmente, está chegando ao fim. Representante do município, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB) foi um dos responsáveis por articular com o atual Governo a retomada da construção, depois de muito imbróglio de gestões passadas. A previsão é que o novo prédio seja entregue até meados de agosto.
O retorno da obra teve início após a autorização e a assinatura de ordem de serviço do governador Ronaldo Caiado, em visita à cidade de Rio Verde, em março desse ano. A comitiva, que acompanhou o chefe do Executivo, contou com a presença de várias autoridades, entre elas a de Lissauer Vieira. “Nos empenhamos muito para levar esse benefício para Rio Verde, pois sabemos da importância desse colégio para o nosso município. Continuaremos acompanhando a obra para entregar à população rioverdense essa demanda dentro do prazo estabelecido”, reiterou o deputado.
Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Natalício da Silva, a obra teve um pequeno atraso devido à paralização causada pela pandemia da covid-19, e deve ser entregue em meados de agosto. “Não alterou muito o nosso cronograma, o prédio está com 80% da construção pronta e vamos entrar agora na fase final”, explicou.
O novo prédio que irá substituir a escola, que existe na cidade há mais de 70 anos, entrou em fase final de conclusão e já recebeu toda a cobertura do teto, portas, janelas e piso; além do sistema de rede hidráulica, restando apenas a pintura e a parte elétrica.
A construção do Cunha Bastos teve início em 2009 pela extinta Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) e, tempos depois, boa parte da obra precisou ser demolida por apresentar problemas em sua estrutura física. Em dezembro do ano passado, o Governo de Goiás quitou a dívida deixada pela gestão anterior, no valor de R$ 356.138,42, e negociou o resgate do serviço.
O projeto arquitetônico da escola é de laje plana e conta com quatro blocos, sendo um deles com cinco salas de aula; um bloco administrativo, onde estão a sala da coordenação, sala multiuso, sala de professores, sala de direção, secretaria, banheiros, almoxarifado, cozinha com despensa, depósito de material para limpeza e área de serviço. No terceiro bloco estão a biblioteca e o laboratório de informática, e no quarto bloco se encontram os sanitários e o espaço de recreio.
“Com certeza esse novo espaço vai ser referência de ensino na região e vem para reforçar o nosso compromisso com a população rioverdense, que tanto almejou a conclusão dessa obra”, justificou Lissauer.
Novas Vagas
A partir do segundo semestre desse ano, a Escola Estadual Cunha Bastos será transformada em Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) e ofertará cerca de 200 vagas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da região central de Rio Verde e bairros próximos.