Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Morte ou redução da capacidade de profissionais infectados com a covid-19 podem ser classificadas como 'acidente de trabalho'

01 de Julho de 2020 às 16:13
Morte ou redução da capacidade de profissionais infectados com a covid-19 podem ser classificadas como 'acidente de trabalho'

O deputado Paulo Trabalho (PSL) apresentou, na tarde desta quarta-feira, 1, um projeto de lei, que prevê que a morte ou a redução da capacidade de profissionais da saúde ou da segurança pública sejam consideradas 'acidente de trabalho' em casos de contaminação pelo novo coronavírus (covid-19).  

A matéria diz que os profissionais ou seus sucessores deverão comprovar o efetivo exercício do cargo durante a vigência do decreto de calamidade na saúde pública estadual. Assim, serão reconhecidos os reflexos previdenciários, financeiros e trabalhistas da declaração de “acidente em serviço”. 

Segundo o parlamentar, autor da proposta, o projeto tem por objetivo proteger a integridade dos profissionais da saúde e da segurança pública, diariamente expostos ao novo coronavírus. 

"Esses profissionais não foram inseridos nas medidas que visam o isolamento social, tendo em vista a natureza essencial do serviço que prestam à sociedade, sendo, consequentemente, os mais expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, bem como ao risco de óbito", argumentou o deputado. 

O texto considera profissionais de saúde aqueles que, comprovadamente, trabalharam em hospitais, ambulâncias ou clínicas e que estiveram diretamente em contato com o público nas unidades responsáveis pelo recebimento de pacientes contaminados. 

Quanto aos agentes da segurança pública, a matéria engloba os policiais militares e civis, polícia técnico-científica, agentes de segurança penitenciários, agentes de escolta e vigilância penitenciários e, por fim, os agentes socioeducativos. A matéria foi apresentada em Plenário e seguirá, agora, para apreciação das comissões temáticas da Assembleia Legislativa (Alego). 

Gabinete Dep. Paulo Trabalho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.