Acesso à
Transparência

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho acompanha abertura de 18 novos leitos de UTI para tratamento de covid-19 no Huana

21 de Julho de 2020 às 16:43
Amilton Filho acompanha abertura de 18 novos leitos de UTI para tratamento de covid-19 no Huana

O deputado estadual Amilton Filho (SDD) esteve nesta segunda-feira, 20, no Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), onde conheceu os 18 novos leitos de terapia intensiva (UTI), que já estão em funcionamento para tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação para a covid-19.

"Demonstro aqui minha gratidão ao governador Ronaldo Caiado, ao secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, ao deputado federal Major Victor Hugo e à Câmara Municipal de Anápolis, que se empenharam para o envio de 18 respiradores por meio do Ministério da Saúde. Os equipamentos serão importantes para a ampliação do atendimento a pacientes da covid-19 da macrorregião dos Pirineus", destacou o parlamentar Amilton.

"Certamente, muitas pessoas estão precisando desses equipamentos e os 18 novos leitos de UTI serão importantes para salvar vidas", continuou Amilton Filho. Durante a visita ao Huana, o deputado se reuniu com o diretor executivo da Funev/Huana, João Pedro dos Santos Pereira e o gerente administrativo da unidade, Renato Pereira de Souza. O parlamentar se comprometeu a atuar, junto ao Governo de Goiás, para ampliar, ainda mais, a quantidade de leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19. Hoje, a instituição conta com 33 dessas vagas.

Novos leitos

O Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana) abriu, nessa segunda-feira, 20, 18 novos leitos de UTI voltados a pacientes suspeitos ou confirmados com a covid-19. Os respiradores, que serão utilizados, foram provenientes do Ministério da Saúde (MS).

Para Dr. Cicilio Alves de Moraes, presidente da Funev, a nova estrutura, que contará ainda com aproximadamente 100 profissionais, vem em boa hora: “entendemos que os 18 novos leitos são um reforço para o trabalho que já vinha sendo desempenhado pela instituição. É preciso destacar o importante papel da Fundação Universitária Evangélica – Funev, gestora do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo”. Duas alas de UTI foram preparadas e nessa segunda-feira os leitos entraram em funcionamento.

Renato Pereira de Souza, gerente administrativo da unidade, destacou que os leitos atenderão a pacientes regulados pelo complexo regulador da Secretaria de Estado da Saúde – SES-GO. “A SES-GO e a equipe do Huana não têm medido esforços para atender a demanda de pessoas com suspeita ou confirmação para a covid-19. O momento é delicado, mas é possível enfrentar os desafios que a pandemia do novo coronavírus trouxe, com trabalho e humanização”, destacou.

Com os 18 novos leitos, o Huana passa a ter 33 vagas de UTI para os pacientes infectados com a covid-19. Além dessas, a unidade já dispunha de 18 leitos convencionais, fazendo com que o total de leitos de UTI chegue a 51. O Hospital de Urgências de Anápolis possui, ainda, 81 leitos de enfermaria, sendo 61 convencionais e 20 de isolamento para a covid-19.

O diretor executivo da Funev/Huana, João Pedro dos Santos Pereira, evidenciou esse momento importante para a instituição. “Em março planejamos, e falamos há duas semanas sobre a possibilidade efetiva de abertura dessse novos leitos de UTI no Hospital de Urgências de Anápolis e hoje nós conseguimos fazer a abertura dessa estrutura. São 18 novos leitos”, reforçou. Ele destacou o treinamento das equipes que atuarão a partir dessa segunda-feira.

“Com a graça de Deus conseguimos a equipe. Quem está vivendo essa realidade, sabe que não é fácil, pois muitos profissionais estão em falta, mas nós temos feito um trabalho interno de capacitação. É importante destacar também que nós conseguimos manter nossas equipes, com um baixo índice de contaminação e ainda pudemos ampliar o número de profissionais do Huana”.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar