Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputados apresentam emenda para alterar PEC da Polícia Penal

19 de Agosto de 2020 às 12:45
Deputados apresentam emenda para alterar PEC da Polícia Penal

Os deputados estaduais Delegado Humberto Teófilo (PSL) e Amauri Ribeiro (PRP) apresentaram uma emenda para alterar o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da Polícia Penal, enviada pelo Governo do Estadual a Assembleia Legislativa de Goiás. A PEC acrescenta, em Goiás, a Polícia Penal aos órgãos já constituídos – Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Delegado Humberto Teófilo e Amauri Ribeiro querem incluir na PE regra que defina que o cargo de diretor-geral só poderá ser exercido por servidores efetivos da carreira, bem como também o preenchimento do quadro de servidores será feito, exclusivamente, por meio de concurso público. A proposta dos parlamentares tem objetivo de garantir, aos integrantes da carreira, que haja autonomia e valorização na administração do Sistema Penitenciário Estadual, além de que sejam observados os princípios constitucionais da prestação do serviço público.

O policial penal, anteriormente denominado agente ou inspetor prisional, é um oficial responsável por manter a ordem e disciplina no interior das unidades prisionais, bem como no âmbito externo. Até então, o cargo não era considerado como carreira policial. As novas alterações garantem aos agentes penitenciários direitos e benefícios similares aos dos policiais como, por exemplo, salário e poder de investigação, sem deixar de levar em conta as suas especificidades de atividades profissionais.

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.