Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Assembleia aprova projeto que leva tratamento de diabetes ao entorno do DF

27 de Agosto de 2020 às 18:18
Assembleia aprova projeto que leva tratamento de diabetes ao entorno do DF

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou nesta terça-feira, 25, o projeto de nº 6699/19, de autoria do deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL), que tem o objetivo de criar o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD) na região do Entorno do Distrito Federal, mais precisamente na cidade de Valparaíso de Goiás. A matéria teve 23 votos a favor e nenhum contra.

A propositura em questão dispõe sobre a instalação de centros especializados em diabetes pelo território goiano, com o padrão do Centro de Diabéticos de Goiânia. Esses lugares deverão dispor de atendimento médico para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença e suas complicações. Isso inclui assegurar o acesso aos medicamentos e aos insumos para o tratamento do paciente.

Além disso, os centros deverão servir como referência assistencial para as unidades básicas de saúde, além de dispor de cursos de educação continuada sobre diabetes. Segundo o texto, fica sob a responsabilidade da unidade manter o banco de dados atualizado e amplamente divulgado.

“Estou muito feliz, pois como diabética, sei que esse centro especializado beneficiará muitos diabéticos da região do Entorno, saindo da dependência de Brasília”, disse Lilian Moraes, moradora do município de Valparaíso de Goiás, local que deve ser implantado a unidade.

Agora o teor do projeto segue para a Governadoria, cabendo ao governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionar ou vetar.   

Texto: Victor Gabler 
Foto: João Pedro Barbosa

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.