Acesso à
Transparência

Notícias dos Gabinetes
Campanha de prevenção ao suicídio ganha relevância em tempos de pandemia, diz deputado Iso Moreira

10 de Setembro de 2020 às 11:42
Campanha de prevenção ao suicídio ganha relevância em tempos de pandemia, diz deputado Iso Moreira

No calendário de datas comemorativas, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data é marcada pela campanha Setembro Amarelo, instituída, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria. A cor amarela é explorada na fachada de prédios e em monumentos, como forma de chamar a atenção para um problema de saúde pública, que tende a se agravar em um cenário de pandemia, como a do novo coronavírus (covid-19).

O estresse causado pela covid-19 tem levado autoridades da área da saúde, estudiosos, entidades e também o Ministério da Saúde, a alertarem para o possível aumento do suicídio. Por conta disso, as medidas de prevenção estão ganhando destaque e o empenho de vários segmentos em divulgá-las, como o deputado Iso Moreira (DEM), que usa suas redes sociais e os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para alertar sobre as medidas de prevenção ao suicídio.

Iso Moreira ressalta que a estrutura de apoio nessa área cresceu muito. “Hoje, felizmente, a maioria das unidades públicas de saúde contam com serviços especializados de atendimento psicológico e psiquiátrico”. Segundo o parlamentar, é preciso dar atenção ao problema e observar os sinais comuns à maioria das pessoas com comportamento suicida, dentre eles, tristeza, depressão, reclusão e isolamento.

Rede de apoio

Além dos serviços especializados nas unidades públicas de saúde, as pessoas em situação de risco devem procurar o CVV, que desenvolve um trabalho de prevenção ao suicídio, por meio de apoio emocional, realizado de forma gratuita, durante 24 horas, por telefone, no número 188, ou por chat, no site https://www.cvv.org.br/.

Gabinete Dep. Iso Moreira Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar