Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Criação de Centro de Referência para pessoas com autismo é aprovada pela Assembleia

24 de Setembro de 2020 às 14:44
Criação de Centro de Referência para pessoas com autismo é aprovada pela Assembleia

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o projeto de nº 3923/19, de autoria do deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL). A proposição autoriza o Poder Executivo a criar e implementar, na Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).

Segundo a proposta, o centro será uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferecerá serviço especializado às pessoas diagnosticadas com o transtorno e avaliação daquelas que têm suspeita e que ainda não foram diagnosticadas. Esse serviço atenderá, de forma interdisciplinar e humanizada, possibilitando a criação de espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, favorecendo a integração e a socialização, além de oferecer o acolhimento adequado dos familiares.
 
“Fico muito feliz pela aprovação desse projeto. Foi uma luta que vinha se arrastando há muito tempo, por entidades que representam os autistas", comemorou Teófilo.

O centro de referência ao autismo terá o objetivo de  prestar apoio aos familiares no desenvolvimento do cuidado à pessoa com TEA. Ademais, tem propósito de capacitação de profissionais voltados ao atendimento desses pacientes em Goiás. Para ser tornar realidade, o projeto segue agora para a análise do governador, que pode sancioná-lo ou vetá-lo.
Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.