Notícias dos Gabinetes
Criação de Centro de Referência para pessoas com autismo é aprovada pela Assembleia
A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o projeto de nº 3923/19, de autoria do deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL). A proposição autoriza o Poder Executivo a criar e implementar, na Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).
Segundo a proposta, o centro será uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferecerá serviço especializado às pessoas diagnosticadas com o transtorno e avaliação daquelas que têm suspeita e que ainda não foram diagnosticadas. Esse serviço atenderá, de forma interdisciplinar e humanizada, possibilitando a criação de espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, favorecendo a integração e a socialização, além de oferecer o acolhimento adequado dos familiares.
“Fico muito feliz pela aprovação desse projeto. Foi uma luta que vinha se arrastando há muito tempo, por entidades que representam os autistas", comemorou Teófilo.
O centro de referência ao autismo terá o objetivo de prestar apoio aos familiares no desenvolvimento do cuidado à pessoa com TEA. Ademais, tem propósito de capacitação de profissionais voltados ao atendimento desses pacientes em Goiás. Para ser tornar realidade, o projeto segue agora para a análise do governador, que pode sancioná-lo ou vetá-lo.