Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Pedido de Amilton Filho garante energia elétrica para 800 famílias em Flores de Goiás

07 de Outubro de 2020 às 12:05
Pedido de Amilton Filho garante energia elétrica para 800 famílias em Flores de Goiás

Melhorar a vida da população goiana e garantir serviços básicos nas diversas localidades de Goiás. Partindo desse desejo pessoal, o deputado estadual Amilton Filho (SDD) esteve em Flores de Goiás nesta terça-feira, 6, para a cerimônia de entrega das obras de energização em oito assentamentos rurais locais.

“Energia elétrica é um item básico, essencial para a sobrevivência. Em pleno século XXI, é inconcebível que esse serviço não seja disponibilizado para a totalidade dos cidadãos brasileiros. Parabenizo o Ministério de Minas e Energia, o Governo de Goiás e a empresa Enel por terem oferecido as condições para que esse grande projeto fosse concluído rapidamente”, destaca Amilton Filho.

Em 2019, o parlamentar foi autor de um pedido à Enel para que as obras de instalação de energia elétrica em Flores de Goiás fossem retomadas. “Percebi que a falta de energia elétrica em Flores inviabilizava negócios de produtores rurais e dificultava a vida da população. Agora, são mais de 800 famílias beneficiadas, que terão o abastecimento garantido”, relata Amilton.

Durante o evento, as famílias elegíveis foram cadastradas no programa Tarifa Social de Baixa Renda, que dá desconto de até 65% na conta de energia de famílias carentes. A Enel ainda entregou, durante a solenidade, 100 geladeiras sorteadas para famílias da região. “Continuarei lutando para garantir o abastecimento de energia elétrica em outras regiões de Goiás que ainda estão desassistidas”, garante o deputado estadual Amilton Filho.

A cerimônia contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Flores de Goiás, Josias Ribeiro dos Santos; do deputado federal Major Vitor Hugo; da deputada federal Flávia Morais; do presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno e do presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas.

Histórico de luta

O deputado estadual Amilton Filho atua desde que assumiu o mandato para dar uma solução às famílias de assentamentos de Flores de Goiás que não tinham acesso ao serviço de energia elétrica. Em janeiro, um passo importante foi dado para a conquista desse benefício, com a instalação da energia no assentamento Castanheiras, em Flores de Goiás. “Esse que foi um pedido especial meu à Enel”, destacou à época o parlamentar.

Amilton exaltou o papel desempenhado pelo agricultor familiar, Josias Ribeiro dos Santos, presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Flores de Goiás. Josias esteve no gabinete do deputado em janeiro deste ano, momento em que levou a solicitação da comunidade do assentamento Castanheiras. “Naquele dia, eu me comprometi com o presidente Josias, que representa aquela comunidade. E os resultados vieram”, evidencia o deputado.

Ainda em janeiro, em um vídeo, Josias havia destacado o empenho de Amilton Filho na luta para garantir abastecimento elétrico nos assentamentos de Flores de Goiás. “Graças ao nosso bom Deus, que tem nos abençoado muito e seus esforços, deputado Amilton Filho. Obrigado de coração. Deus que te abençoe”, disse à época. 

Obra

As obras de energização dos assentamentos são resultado de um investimento de R$ 22,7 milhões. São recursos do programa de universalização do acesso à energia elétrica do governo federal, com contrapartida da Enel Distribuição Goiás. Para levar energia às famílias da região, foram construídos 233 quilômetros de novas redes e instalados 3.381 postes, em menos de 8 meses. 

Além de garantir acesso das famílias à energia elétrica, a Enel também cadastrou famílias no programa federal da Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos de até 65% na conta de energia, e entregou 100 geladeiras para famílias que foram sorteadas em Flores.

Veja mais foto deste evento no Flickr

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.