Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposta de Eduardo Prado inclui no ensino das escolas noções básicas sobre doação e transplante de órgãos

21 de Outubro de 2020 às 15:47

O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (DC) apresentou nesta terça-feira, 20, projeto de lei que atualiza a Lei Complementar nº 26/1998, com o intuito  de incluir o ensino de noções básicas sobre doação e transplante de órgãos e tecidos nas escolas.

Segundo Prado, o ensino regular do tema em ambiente escolar e sua consecutiva inserção como pauta de discussão no ambiente acadêmico de todo o País é indispensável no esforço de construir uma cultura doadora. “Apesar do Brasil ter o maior programa de transplantes público do mundo, o País falha na tarefa de informar  e conscientizar a população”, diz.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, 33.454 pessoas ocupavam a fila de espera por um órgão no ano de 2018. Desses, 15.593 ingressaram no primeiro semestre de 2018 e 1.286  morreram nesse período. Todos os inscritos na lista não podem mais contar com qualquer remédio ou tratamento para resolver seu problema.

Prado acredita que, com a aprovação do projeto, será possível mudar esse quadro e assim mais pessoas que estão na fila dos transplantes poderão voltar a desfrutar de uma vida confortável. “Nas escolas haverá conscientização da importância de doar órgãos, além de desfazer mitos que circulam entre a população”, diz.

Gabinete Dep. Del. Eduardo Prado Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.