Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Espírito empreendedor marcou a fundação de Goiânia e a acompanha até hoje

24 de Outubro de 2020 às 11:05
Espírito empreendedor marcou a fundação de Goiânia e a acompanha até hoje

Estamos a comemorar o aniversário da nossa querida Capital, Goiânia, que aos 87 anos mantém-se como uma renovada senhora, atual e em condições de enfrentar os desafios dos novos tempos. O espírito empreendedor que marcou sua fundação a acompanha até hoje. O lançamento da pedra fundamental da nova sede, em 24 de outubro de 1933 pelo médico e político Pedro Ludovico Teixeira, filho natural da cidade de Goiás, então capital do estado, refletia a visão de mundo de seu fundador e ia muito além da circundante Serra Dourada, a qual determinava os limites topográficos da antiga capital.

Na esteira do movimento da “Marcha para o Oeste”, da Era Vargas, o projeto da construção da nova Capital teve total apoio do governo federal, rompendo com a resistência das velhas oligarquias à mudança. Assim, Goiânia é concebida, desde o início, sob a égide de uma visão inovadora e progressista. A Capital de Goiás é hoje a 10ª do País em número de habitantes, com uma região Metropolitana formada por 20 cidades em seu entorno, o que totaliza mais de 2, 5 milhões de habitantes, em contraposição ao traçado inicial que previa uma população de 50 mil pessoas.

O desafio atual consiste em assegurar uma boa qualidade de vida a todos os seus cidadãos, proporcionando-lhes condições dignas de sobrevivência e a oportunidade de conviverem harmonicamente em comunidade. Nesse cenário, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), de forma inovadora, tem dado sua contribuição. Com uma agenda pautada por importantes eventos institucionais, o Poder Legislativo conseguiu estabelecer uma relação próxima da população goianiense, integrando-se com o cotidiano da cidade.

Parabéns a Goiânia e aos goianienses!

Gabinete Dep. Iso Moreira Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.