Rio Verde será a primeira cidade de Goiás com 5 G

03 de Dezembro de 2020 às 18:01
Rio Verde será a primeira cidade de Goiás com 5 G

O Governo de Goiás lançou, na manhã desta quinta-feira, 3, a rede móvel 5G no município de Rio Verde. Ainda em caráter experimental, essa rede de alta velocidade atenderá, principalmente, os produtores rurais, além do novo Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, que também foi inaugurado hoje.

O deputado Chico KGL (DEM) foi um dos articuladores para a ida dessa tecnologia à Rio Verde e esteve presente no evento, onde salientou que “com a vinda do 5G, muito se fala na chamada internet das coisas (Internet of Things - loT), mas o maior impacto que ela vai criar é redução de custos em alguns serviços. Isso vai beneficiar todos os produtores. Quem vai sentir uma mudança significativa mesmo serão os pequenos e médio produtores. Eles terão acesso à tecnologias que antes seriam muito caras. Isso transformará a forma deles produzirem, além de ajudar na produtividade e qualidade de suas culturas”, lembrou o deputado.

Além do governador Ronaldo Caiado e o presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira, estavam presentes no evento o coordenador de Políticas de Investimentos do Ministério da Comunicação, Marcelo Romão; o presidente da Hauwei Brasil, Sun Baocheng;  o secretário Chefe-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale. Todos puderam assistir a algumas demonstrações de aplicações reais de uso de loT para o agronegócio através da tecnologia 5G, desenvolvidas por meio de pesquisas com inteligência artificial.

O sinal de internet 5G será fornecido pela operadora Claro por meio de uma licença de demonstração, com validade de um ano. A iniciativa nasceu de uma grande parceria movida pelas Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), a Huawei, a Goiás Telecom, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade FederaI de Goiás (Ceia/UFG) e a Prefeitura de Rio Verde.

Gabinete Dep. Chico KGL Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).