Amauri Ribeiro busca regularização fundiária em Goiás no Incra

12 de Janeiro de 2021 às 09:28
Amauri Ribeiro busca regularização fundiária em Goiás no Incra

O deputado estadual Amauri Ribeiro (Patriota) visitou, nesta segunda-feira, 11, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra Goiás), em busca da regularização fundiária de assentamentos em Goiás. Segundo informações do superintendente regional do Incra Goiás, Alexandre Rasmussen Alves, apenas no ano passado foram regularizados mais de 850 títulos em todo o estado. A meta, segundo o superintendente,  é que em 2021 esse número seja ainda maior.

“O resultado do Incra em Goiás é fruto da determinação do nosso presidente Jair Bolsonaro, para que as pessoas tenham direito a sua terra. É um trabalho que se destacou muito nessa gestão. Agora as pessoas podem ter sua titularização”, afirmou o parlamentar.

Uma das etapas mais importante na legalização da terra é o georreferenciamento. Todo o assentamento precisa desse documento para auxiliar no processo de regularização. “Se você é líder de assentamento, e quer sair na frente, faça o georreferenciamento e o geoprocessamento, e traga até o Incra”, orientou o deputado Amauri Ribeiro.

Durante a reunião, ambos destacaram a necessidade de prefeitos, presidentes de assentamento e assentados, atuarem no Incra para regularizar o título. “Os prefeitos precisam buscar o Incra para organizar os convênios e levar estrutura para os assentamentos”, destacou o superintendente Alexandre Rasmussen Alves.

Já o deputado Amauri Ribeiro apontou a espera do cidadão pela regularização no Brasil como um dos desafios pela documentação. “Há assentados em Goiás que esperam por mais de 30 anos e ainda não possuem o seu título. Isso é um sonho sagrado, que acredito, vai se realizar”, contou Amauri Ribeiro.

Durante a reunião, o superintendente do Incra apontou a situação crítica  vivida no município de Niquelândia. O maior município  em extensão territorial  de Goiás e onde está a maior bacia do lago Serra da Mesa, há regiões como, por exemplo, o Acaba Vida, em que não é possível chegar, sequer de cavalo. “Estarei na cidade nos próximos dois ou três meses para verificar a situação dos assentados. Vamos ajudar da melhor forma com o apoio do deputado Amauri Ribeiro”, considerou o superintendente.

Ao fim da reunião, o deputado estadual Amauri Ribeiro afirmou que representantes das cidades de Itaberaí, Morrinhos, assentamentos em Piracanjuba, cidade de Goiás, Campestre de Goiás, Itaberaí, Doverlândia, Caiapônia, Baliza entre tantas outras, têm procurado o parlamentar em busca de ajuda na questão de regularização fundiária.

Gabinete Dep. Amauri Ribeiro Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).