Notícias dos Gabinetes
Amauri Ribeiro atua pela implantação do Passaporte Equestre e a emissão de Nota Fiscal e GTA unificada
O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) participou, na quinta-feira, 21, de duas reuniões para tratar da implantação do Passaporte Equestre e a emissão de Nota Fiscal e Guia de Transporte de Animal (GTA) unificada. As reuniões foram com o presidente da Agrodefesa, José Essado, a secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos, além do diretor da Agrodefesa, Augusto.
“Milhares de produtores de equídeos em Goiás foram autuados de uma forma totalmente irresponsável pelo governo passado. Entre 2014 e 2017 foram milhões de prejuízo para os produtores rurais. Isso simplesmente porque o produtor, por desconhecimento, tirou o GTA e não a Nota Fiscal, que é isenta”, explicou Amauri Ribeiro, que é defensor dos produtores rurais.
Durante a reunião na Secretaria de Economia, ficou estabelecido a criação de um grupo de trabalho entre as pastas da Economia, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para implantar, em meados de março, a emissão de Nota Fiscal e GTA unificada.
“É importante deixar claro, a Nota Fiscal sempre foi isenta. A unificação desses dois documentos vai acabar com as autuações aos produtores rurais”, contou Amauri Ribeiro.
Passaporte Equestre
Já aprovado e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), o deputado Amauri Ribeiro também buscou a implantação do Passaporte Equestre em Goiás. “Esse documento dará permissão para o animal participar de cavalgadas, desfiles, treinamentos, concursos, provas, qualquer outra atividade ou evento de natureza cultural, desportiva ou de lazer e, ainda, para o exercício de atividades equestres de turismo, trabalho rural, policiamento ou de auxílio terapêutico”, explica o parlamentar.
No momento, a Agrodefesa trabalha na implantação do sistema que viabilizará a operação do passaporte em Goiás. A emissão do Passaporte Equestre será feita diretamente pela Agrodefesa seguindo os critérios determinados pela lei.
Fonte: AaZ Assessoria e Consultoria