Notícias dos Gabinetes
Deputado Humberto Teófilo faz alerta sobre situação da segurança pública em Goiás
Durante a sessão ordinária remota desta quinta-feira, 08, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) chamou a atenção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para alertar ao que chamou de possível “colapso” na segurança pública em Goiás.
O parlamentar disse haver defasagem nos quadros das polícias Militar, Civil, Penal e do Corpo de Bombeiros. Ele disse que apenas na Polícia Militar somam 19.174 cargos ociosos, de um efetivo que, segundo ele, deveria ser de 30 mil policiais na ativa. “Temos hoje na PM uma defasagem de 10.826 PMs”, enumerou Teófilo.
Nas contas do deputado, na Polícia Civil existem 1.562 cargos de agentes e escrivães ociosos. Humberto Teófilo acrescentou que a situação é parecida no sistema penitenciário goiano onde, de acordo com ele, 62% dos quadros das unidades prisionais são preenchidos por vigilantes penitenciários temporários.
Após apresentar essa realidade, o deputado clamou pela realização de concursos públicos nesses órgãos. “É uma situação lamentável e precisamos urgentemente de concursos públicos. Estamos acionando todos os órgãos para termos uma solução”, completou o deputado.