Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Com foco na retomada econômica de Goiás, Amilton Filho apresenta proposta que incentiva agricultura familiar

05 de Maio de 2021 às 11:42
Com foco na retomada econômica de Goiás, Amilton Filho apresenta proposta que incentiva agricultura familiar

Gerar desenvolvimento em Goiás e ampliar a renda da população que tira seu sustento da agricultura. O deputado estadual Amilton Filho (SD), coordenador da Frente da Retomada, apresentou projeto na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 4, que autoriza o Governo estadual a firmar convênio entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Emater - GO para fornecimento de produtos da agricultura familiar à merenda escolar de toda rede de ensino público estadual.

"Muitos dos gestores estão deixando a agricultura familiar de fora", ressalta o parlamentar. "Darei todo meu apoio para fomentar a agricultura familiar e o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores", continua Amilton Filho. A proposta tem, ainda, como objetivos: garantia de alimentação saudável e adequada; respeito à cultura, às tradições e aos hábitos alimentares saudáveis; segurança alimentar e nutricional; desenvolvimento sustentável; geração de renda e agregação de valor; e combate à pobreza rural.

Na justificativa do projeto, o deputado explica que a Lei Federal 11.947/2009 autorizou a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes da educação básica da rede pública, cujas aulas foram suspensas devido à pandemia e assegura que pelo menos 30% dos recursos destinados à alimentação escolar sejam destinados para comprar legumes, frutas e verduras da agricultura familiar. "Não é o que vem acontecendo", lamenta.

A iniciativa, para quem adquire esses produtos, é mais qualidade da alimentação a ser servida, manutenção e apropriação de hábitos alimentares saudáveis e mais desenvolvimento local de forma sustentável.

Do ponto de vista de quem produz, continua o parlamentar Amilton, o projeto garante maior desenvolvimento local, segurança e garantia de comercialização para o mercado institucional, aumento do dinamismo na economia local e desconcentração da renda regional, estímulo ao consumo de produtos orgânicos/agroecológicos na alimentação escolar, disseminando sistemas de produção de menor impacto ambiental. Dessa forma, acreditamos que a presente propositura venha ao encontro das legislações federais e seja mais uma forma de fomentar a economia local e bem como gerar maior fonte de renda aos produtores da agricultura familiar.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.