Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Amilton Filho reconhece Caminho de Cora Coralina como patrimônio goiano

11 de Maio de 2021 às 10:21
Projeto de Amilton Filho reconhece Caminho de Cora Coralina como patrimônio goiano

O Caminho de Cora Coralina, com seus mais de 300 quilômetros de extensão, é uma importante rota turística de Goiás, para ciclistas e caminhantes que valorizam o contato com a natureza. Para garantir que esse trajeto seja reconhecido como patrimônio cultural e imaterial goiano, o deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) apresentou projeto na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. "O Caminho de Cora liga oito cidades turísticas goianas, com percurso que remonta à história de bandeirantes que cruzaram a região", explica o parlamentar, que coordena a Frente da Retomada na Casa e é vice-presidente da Comissão de Turismo.

Esse importante percurso cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Em 2017, foi retomada a implementação do Caminho de Cora Coralina pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo, que ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras unidades de conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina.

Ao mesmo tempo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, projetava os caminhos de longo curso pelo Brasil afora, contemplando o Caminho de Cora como a parte mais ocidental do Caminho dos Goyazes que ligará a Chapada dos Veadeiros à cidade de Goiás num roteiro de mais de 1000 km. "Sempre serei um incentivador do turismo em nosso estado. Acredito no potencial da região para Goiás sob vários aspectos. Entendo que o Caminho de Cora pode ser um importante potencializador da economia do estado e por isso defenderei que o projeto seja colocado em votação o mais rápido possível", declara, ainda, o deputado estadual Amilton Filho.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.