Notícias dos Gabinetes
Projeto que garante auxílio emergencial para os guias de turismo em Goiás segue para sanção do Governo
Foi aprovado em última votação, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de autoria do deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) que garante auxilio emergencial no valor de R$ 1 MIL aos guias de turismo que não possuem contrato de trabalho.
De acordo com Humberto Teófilo, terão direito o receber o beneficio os guias de turismo residente em Goiás, e que sejam cadastrados no Cadastur do Ministério do Turismo ou em órgãos de classe ou entidades representativas até o dia 15 de março de 2020, e que não sejam titulares de benefícios assistenciais do Governo de Goiás. Quem se enquadrar nos requisitos poderá solicitar o benefício através do cadastro válido para o programa Renda Cidadã do Governo.
O deputado justifica a propositura afirmando que os guias estão sem renda desde o março de 2020, quando foi decretada a situação de calamidade causada pela pandemia de covid-19. “Por ser profissional autônomo, quando não há trabalho, não há renda. O turismo foi o primeiro setor a ser paralisado e, sem qualquer dúvida, será o último a retomar suas atividades”, disse ele. O projeto espera agora a sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (DEM).
Por: Victor Gabler
Foto: Repordução