Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aclamado por colegas parlamentares, Humberto Aidar é o favorito para vaga no TCM

13 de Maio de 2021 às 11:29
Aclamado por colegas parlamentares, Humberto Aidar é o favorito para vaga no TCM

Com a aposentadoria do conselheiro Nilo Resende, que deixa uma cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios, o deputado estadual Humberto Aidar (MDB) é o franco favorito para assumir a vaga. O parlamentar é unanimidade dentro da Assembleia Legislativa a quem cabe, dessa vez, indicação para o tribunal. Disputa com Aidar, o secretário de Governo Ernesto Roller. Entretanto na Alego, a tendência é que o ex-deputado seja preterido pelo atual.

 Na última quarta-feira, 12, dia do anúncio oficial da aposentadoria de Nilo Resende, alguns deputados se manifestaram parabenizando Humberto Aidar. Entre eles, o deputado Tião Caroço (DEM), que já foi conselheiro do TCM, declarou: “Quero parabenizar a Assembleia pelo consenso de estar unida em prol do reconhecimento do trabalho desse bravo guerreiro. É motivo de muito orgulho para todos nós.” 

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helio de Sousa (PSDB) também destacou que Aidar tem o respaldo da Casa. “Oportunidade de servir também aos prefeitos e vereadores como um dos conselheiros do TCM. Não tenho dúvida de que essa é a tendência da Casa e você é a opção que todos queremos”, afirmou.

A aposentadoria de Nilo Resende ocorre em meio à tramitação da PEC que pede a extinção do órgão. A proposta é do deputado Henrique Arantes (MDB) e conta com 26 assinaturas, número superior aos 25 necessários para apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional. A matéria está na CCJ, onde aguarda o prazo constitucional de 10 sessões de discussão. 

Agora, a tendência é que a PEC perca força e haja a retirada das assinaturas. Com isso, o caminho estará livre para que o deputado seja formalmente indicado pela Assembleia e seja submetido ao processo que o leve à vaga de Nilo Resende no Tribunal de Contas dos Municípios.

 Perfil bibliográfico

 José Humberto Aidar é natural de Inhumas, interior do estado, é deputado estadual desde 2006. Antes, foi vereador e secretário municipal. Atualmente é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, pasta mais importante da Casa.

 Criada por meio de sua iniciativa, foi relator da CPI dos Incentivos Fiscais no início de 2019, que foi iniciada com o objetivo principal de proteger o interesse público diante de possíveis infrações. 

Durante o período da CPI, Aidar apresentou e conseguiu aprovar duas leis que injetaram cerca de R$ 220 milhões aos cofres do Estado. 

 Radialista, Aidar é fundador do projeto Fé e Ação (antigo Difusora contra a Fome) em parceria com as paróquias da região Metropolitana. A iniciativa angaria alimentos que são distribuídos por meio das paróquias às famílias carentes.

 Humberto Aidar é criador do Movimento Musical "Ecologia Rock" - Movimento de conscientização em defesa do verde e da paz, o qual durou nove anos. Foi comunicador da Rádio Difusora entre 1985 e 2017. Atualmente, tem o programa que leva seu nome na Rádio Terra FM.

 

Gabinete Dep. Humberto Aidar Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.