Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Humberto Aidar defende que escolas capacitem jovens para preveni-los contra abusos

19 de Maio de 2021 às 16:50
Humberto Aidar defende que escolas capacitem jovens para preveni-los contra abusos

O deputado estadual Humberto Aidar (MDB) apresentou projeto de lei nº 5021/21, que propõe capacitar crianças e adolescentes para identificação e prevenção de violência intrafamiliar e abuso sexual. A capacitação se daria por meio de aulas que seriam inseridas nos ensinos Médio e Fundamental. A matéria está em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e aguarda parecer da relatoria.

Segundo a proposta, as aulas deverão ser ministradas por profissionais capacitados, podendo ser professores, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. O projeto esclarece ainda que o conteúdo ministrado deve estar em linguagem apropriada e adequada para cada ciclo de ensino.

Para o deputado Humberto Aidar, o Estado deve atentar-se para este tema e assegurar a proteção de crianças e adolescentes contra os abusos. “Como um dos atores responsáveis pela prevenção e combate ao abuso perpetrada contra as crianças e adolescentes, o Estado deve lançar mão de todo o seu poderio. Isso significa mobilizar suas instituições formativas para que eduquem contra a violência, mas também intervir imediatamente para alertar as crianças e os adolescentes que necessitam de socorro imediato”, diz a justificativa do projeto.

A proposta do deputado é apresentada no momento em que os números da violência contra crianças subiram no Brasil devido à pandemia. O Disque 100, serviço de denúncias do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, registrou 95.247 denúncias em 2020 contra 86.800 em 2019. Este é o maior patamar desde 2013.

Gabinete Dep. Humberto Aidar Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.