Notícias dos Gabinetes
Proposta assegura informação facilitada aos familiares de pacientes contaminados pelo novo coronavírus
Aguarda pela primeira votação no Plenário da Assembleia Legislativa o projeto de lei n°1948/20, que estabelece procedimento virtual para informar familiares de pacientes com a covid-19. A proposta prevê o envio diário de informações sobre o estado de saúde da pessoa internada com a doença.
A iniciativa é do deputado Humberto Aidar (MDB), para o qual a tecnologia precisa ser utilizada para ajudar tanto os pacientes quanto seus familiares. “É indispensável que novas tecnologias sejam utilizadas para garantir os direitos daqueles que sejam acometidos pela covid-19 e de seus familiares”, diz.
O texto do projeto determina que as informações devem ser enviadas diariamente, ao término de cada dia, com atualização sobre o estado de saúde do paciente, principalmente, via aplicativo de mensagens, em formato de áudio, para possibilitar a recepção das comunicações por pessoas que tenham dificuldade com leitura.
Segundo Aidar, o projeto é indispensável à segurança e saúde de todos, uma vez que o combate à doença exige distanciamento social para redução dos riscos de contágio.
A proposta foi apresentada em abril do ano passado e foi aprovada sem ajustes nas comissões por onde tramitou. Ela abrange hospitais da rede pública, privada ou de campanha, localizados em Goiás.