Notícias dos Gabinetes
Delegado Humberto Teófilo pede atenção do Governo para com a segurança pública na região do Vale do Araguaia
No último dia 25, o Delegado Humberto Teófilo (PSL) utilizou de suas redes sociais para denunciar condições precárias de segurança pública na região do Vale do Araguaia, em Goiás. O deputado visitou as cidades de Mozarlândia, Araguapaz, Aruanã, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.
Durante a campanha eleitoral, uma das promessas do governador Ronaldo Caiado foi de contribuir com a segurança pública do estado, oferecendo concursos anuais, como está previsto no plano de Governo. Na prática, o parlamentar constatou que a realidade é outra.
Na delegacia de Mozarlândia, por exemplo, só há dois servidores efetivos: um escrivão que está próximo da aposentadoria e um delegado. Na unidade prisional da cidade são 24 vigilantes temporários recebendo menos de um salário mínimo e sem porte de arma de fogo, além de apenas um efetivo para mais de 100 presos.
Já em Aruanã, cidade com mais de 10 mil habitantes, a delegacia conta com três efetivos: delegado, escrivã e agente. Em Araguapaz, por outro lado, só há policiamento militar durante os finais de semana. “Caiado insiste em abandonar a segurança pública. Por isso vamos solicitar esse reforço e pressionar o governador”, destacou o parlamentar.
Teófilo também pontuou as condições precárias da delegacia de São Miguel do Araguaia, que possui três servidores efetivos e estrutura deficitária. “Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, visite as delegacias, os comandos e unidades prisionais. Faça alguma coisa”, desabafou.
O deputado reforçou que foram enviados ofícios à Secretaria de Segurança Pública solicitando a realização de concursos para polícia e bombeiro militar e polícia civil. “É lamentável essa situação. Não podemos aceitar essa fragilidade na segurança pública do estado. Nós iremos cobrar. Concurso público, já”, concluiu.