Notícias dos Gabinetes
Delegado Humberto Teófilo apresenta projeto que proíbe utilização de linguagem neutra em comunicações oficiais do Governo
Impedir que a linguagem neutra seja utilizada nas comunicações oficiais do estado de Goiás. Esse é o principal objetivo do projeto de lei apresentado pelo Delegado Humberto Teófilo (PSL) na sessão desta quarta-feira, 04.
Entende-se como linguagem neutra a utilização de gêneros textuais que não seja o masculino ou feminino, inclusive o emprego de pronomes neutros. Segundo o parlamentar, a matéria visa preservar a integridade do idioma pátrio, além de garantir a utilização da norma culta da língua portuguesa.
“É evidente que esse movimento de alteração da língua fere a norma culta e é considerado como uma linguagem incorreta e inadequada, de acordo com as regras estabelecidas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Dessa forma, torna-se imprescindível, do ponto de vista legal, medidas que visem resguardar o idioma brasileiro de influências meramente ideológicas”, pontuou o delegado na justificativa da matéria.