Notícias dos Gabinetes
Delegado Humberto Teófilo denuncia caos nas unidades de saúde da Capital goiana
Durante o decorrer desta semana, o Delegado Humberto Teófilo (PSL) deu continuidade à fiscalização das unidades de saúde da Capital, iniciadas no último dia 6. Na noite desta segunda-feira, 11, o parlamentar usou de suas redes sociais para denunciar as condições precárias das unidades do Setor Pedro Ludovico, Parque Amazônia, Vila Redenção e Jardim América.
Referência, o Ciams Pedro Ludovico foi fechado para reformas no ano passado, mesmo tendo em vista os crescentes casos de covid-19 durante a pandemia. Segundo o deputado, mais de 20 pessoas procuram diariamente por atendimento médico na unidade, mas ainda não há previsão de conclusão da obra. Enquanto isso, a população precisa se deslocar para o CAIS Parque Amazônia ou Vila Redenção para ser atendida.
Teófilo visitou as unidades em questão e constatou que não há atendimento emergencial em nenhuma delas. Só é possível ser atendido por meio de agendamento prévio, que, segundo o parlamentar, é ineficaz, já que diversos pacientes aguardavam por horas pelo serviço médico.
Já na UPA Jardim América, o atendimento emergencial acontece, mas não são seguidos quaisquer protocolos de segurança para conter a propagação do novo coronavírus. Segundo ele, diversos pacientes se queixavam de não conseguirem realizar o exame de covid-19.
“Quero solicitar ao prefeito Rogério Cruz que venha visitar e conhecer a realidade dos CAIS. Têm pessoas que chegaram aqui às 4 horas da manhã. Enquanto isso, há quatro médicos disponíveis, mas três salas estão vazias. Essa é a realidade do sistema de saúde da Capital”, frisou o delegado.
Teófilo concluiu dizendo que “meu papel principal como parlamentar é fiscalizar os serviços públicos cobrando melhorias e representando a população que mais necessita da saúde pública. Não me importo se algum gestor público se incomode com a minha atuação, visto que fui eleito para exercer essa função atendendo aos anseios da população”.