Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputada Lêda Borges oferece moção de aplausos a juízes de Cristalina que receberam o prêmio Destaque Innovare 2021

20 de Outubro de 2021 às 07:24
Deputada Lêda Borges oferece moção de aplausos a juízes de Cristalina que receberam o prêmio Destaque Innovare 2021

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para oferecer moção de aplausos aos juízes de Direito, Priscila Lopes da Silveira e Thiago Inácio de Oliveira, pelo recebimento do Prêmio Destaque Innovare 2021. Os magistrados foram premiados em razão da criação do Programa Com Viver, que oferece, aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cristalina, vagas para a realização de atividades voluntárias no fórum local.

O Programa Com Viver foi criado em 2018 pelos juízes de Direito Priscila Lopes da Silveira e Thiago Inácio de Oliveira, com atuação na Comarca de Cristalina. Ao assumirem a titularidade de duas varas na comarca, os idealizadores ficaram mais próximos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Assim, constataram que a instituição desenvolve significante trabalho voltado às pessoas com deficiência. A partir de então, surgiu a ideia de oferecer aos alunos vagas para a realização de atividades voluntárias no fórum local.

A prestação de serviço voluntário respeita as normas do serviço voluntário já existentes no Judiciário. Os voluntários são portadores de deficiências, principalmente as associadas a déficits cognitivos, como síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista.

Segundo os juízes, “a iniciativa oportuniza o ingresso não só da pessoa com deficiência de natureza física, mas também à que detém impedimento intelectual ou sensorial, restrições que muitas vezes alargam o preconceito e obstaculizam a participação do indivíduo em igualdade de condições com os demais membros da sociedade”.

O  Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare. O ministro Ayres Britto é o presidente do Conselho Superior, órgão que tem como atribuição definir as diretrizes anuais do prêmio e que é formado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.

Gabinete Dep. Lêda Borges Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.