Acesso à
Transparência

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho cobra da Enel melhorias no abastecimento de energia elétrica do município de Anápolis

19 de Novembro de 2021 às 17:28
Amilton Filho cobra da Enel melhorias no abastecimento de energia elétrica do município de Anápolis

No último dia 16, o presidente da Enel, José Nunes e sua equipe estiveram na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para atender solicitações e indagações dos parlamentares. Na ocasião, o deputado estadual Amilton Filho (SD) aproveitou para tratar sobre a subestação em Anápolis e a parceria do Governo com a empresa para atender a zona rural do estado. 

“Na subestação universitária em Anápolis já ocorreram dois incidentes, um deles com uma explosão comprometendo o abastecimento em Anápolis, Planalmira e Abadiânia. Quais ações a empresa está realizando para prevenir situações como essa?” indagou o parlamentar. 

José Nunes explicou para todos na Casa que a última inovação realizada na subestação foi na década de 70, por isso os incidentes. E, por isso, segundo ele, está sendo construída outra plataforma que vai dobrar a capacidade de abastecimento em Anápolis. 

Outro questionamento que Amilton fez foi sobre o alcance e qualidade da energia elétrica fornecida na zona rural do estado. O parlamentar citou, ainda, sobre a parceria da empresa com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para o desenvolvimento das redes elétricas nas cidades.

“Necessita-se de uma ampliação e maior segurança, pois também está ocorrendo incidente, que afetam plantações e geram incêndios no interior. Precisa-se retirar árvores, galhos, fazer uma poda ao redor da rede elétrica para garantir energia em todas as regiões", explicou o deputado. 

“Não podemos esquecer das regiões que possuem poste de única linha, por exemplo, em Heitoraí, que, quando ocorre algum problema com o poste, a cidade toda fica sem energia”, acrescentou. 

Após a fala de Amilton, José Nunes explicou que em outubro de 2019 a Enel estava com 560 equipes, hoje são mais de 1.200 equipes. 24 eletricistas estão em centro de treinamento, sendo mais de 4 mil eletricistas em serviço. E que não se encontra mão de obra qualificada no estado, o que, consequentemente, compromete o abastecimento elétrico nos municípios.

Graças à pressão do parlamentar, José Nunes garantiu ampliação de um melhor fornecimento na área rural do estado e mais infraestrutura em Anápolis, além de uma possível geração de cursos de capacitação de profissionais, o que vai gerar empregos a todos os goianos.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar