Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegado Humberto Teófilo manifesta em favor dos direitos da pessoa com autismo

07 de Março de 2022 às 17:16
Delegado Humberto Teófilo manifesta em favor dos direitos da pessoa com autismo

Na última sexta-feira, 4, em conjunto com pais, mães, familiares e grupos de apoio a pessoas autistas, o deputado Delegado Humberto Teófilo (sem partido) esteve presente protestando em frente à sede da Unimed, em Goiânia, com o intuito de reivindicar direitos básicos que não estão sendo concedidos para crianças e adolescentes autistas. 

Segundo inúmeras queixas dos manifestantes, o plano de saúde tem se mostrado precário no que diz respeito ao tratamento de pessoas com autismo. “São terapias limitadas, crianças em lista de espera intermináveis, interrupção de tratamento, além de outros problemas”, destacou o parlamentar em suas redes sociais. 

Adriana Gonçalves, mãe de uma criança autista, frisou: “A Unimed, hoje, não fornece clínicas. Existe uma fila de espera imensa que, se você sai da clínica onde você está hoje, não consegue mais tratamento para o seu filho. Existe limitação. Hoje, a ANS (Agência Nacional de Saúde) está do nosso lado, mas a Unimed limita em  quatro sessões por dia de cada especialidade. Crianças que precisam de 30, 40 horas por semana de tratamento não estão tendo acesso a esse tratamento”. 

Outra manifestante, que não se identificou, também fez questão de pontuar que existem mais de 600 crianças a espera de uma vaga, as quais estão regredindo por não terem acesso ao tratamento que lhes é garantido por lei. “Os direitos do consumidor dos nossos filhos estão sendo violados”, concluiu. 

Durante o protesto, Teófilo tentou entrar em contato com dirigentes da Unimed, mas não obteve retorno. “Vamos acionar o Procon, a Polícia Civil e o procurador-geral de Justiça junto ao Ministério Público para tomar as medidas cabíveis”, ressaltou. 

Ações em favor da causa

Desde o início de seu mandato, Humberto Teófilo tem buscado propor ações que defendam os direitos das pessoas com autismo. Em 2021, por exemplo, foi sancionado projeto de autoria do delegado que elimina o prazo de validade do laudo médico para autistas. O parlamentar também é autor da lei que suspende o uso obrigatório de máscaras para pessoas com autismo em Goiás.

Em 2019, o deputado propôs a criação de um centro de referência especializado para o autismo em Goiás, o qual foi aprovado pelos parlamentares, mas foi vetado pelo Governo. 

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.