Notícias dos Gabinetes
Henrique Arantes presta homenagem aos 85 anos do Atlético Goianiense
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Henrique Arantes (MDB), promove, nesta quinta-feira (31), às 19h30, uma sessão solene em comemoração aos 85 anos do Atlético Clube Goianiense. A cerimônia será realizada no Palácio Maguito Vilela, nova sede da Alego, e contará com homenagens ao clube, a jogadores e ex-jogadores, torcedores, autoridades e membros da diretoria que fazem ou fizeram parte da história do clube.
Fundado por pequenos comerciantes e moradores do bairro de Campinas, em 02 de abril de 1937, o Atlético é o time esportivo mais antigo de Goiânia. Suas cores e brasão foram inspirados no Flamengo e no São Paulo, já que parte dos fundadores eram torcedores de ambos times naquela época.
"O Atlético é um time que marcou positivamente a vida de inúmeras pessoas desde sua origem, formando profissionais de renome enquanto promovia respeito mútuo entre torcidas que amam o futebol de verdade. Consolidou uma trajetória de conquistas no esporte e no coração da capital goiana, constantemente avançando. Nesses 85 anos, fomos pioneiros em inúmeros aspectos e devemos continuar esse caminho por muitos anos", enalteceu Henrique Arantes, que se considera "atleticano desde sempre".
O propositor da homenagem lembrou que o pioneirismo do Atlético também está presente na construção do Estádio Antônio Acciolly, que sedia partidas de futebol desde o final dos anos 1930. Com isso, tornou-se o primeiro time goiano a ter sua própria arena, chamada de Castelo do Dragão, em alusão ao mascote do time, o Dragolino.
Entre os grandes feitos do Dragão está sua conquista como o vencedor do primeiro Campeonato Goiano de Futebol realizado em 1944, vencendo 15 títulos da competição desde então. Atualmente, está na elite do futebol nacional e vem defendendo sua posição de evidência entre os maiores clubes do País disputando a Série A, na Copa do Brasil. Além disso, ganhou destaque recentemente no cenário internacional, após encerrar uma campanha invicta na Copa Conmebol Sudamericana, em 2021.