Notícias dos Gabinetes
Alysson Lima defende o fim da concessão da Enel
O deputado Alysson Lima (PSB) apresentou, na última semana, em Plenário, projeto em que pede a extinção do Contrato de Concessão de Serviço de Abastecimento de Energia elétrica, firmado com a Celg. O motivo é o descumprimento de normas.
Segundo o parlamentar, o projeto apresentado na Assembleia Legislatura apresenta diversos descumprimentos das metas estabelecidas pelo Governo Federal em relação à concessionária.
No contrato firmado entre a Celg e a concessionaria, foi estabelecido que a não execução de algum termo, levaria ao cancelamento de contrato firmado entre as partes.
Conforme a proposta, o serviço público de distribuição de energia elétrica em Goiás fica a cargo da Enel até que haja uma nova licitação.
Recentemente a imprensa mostrou uma pesquisa feita com a população, onde a Enel em Goiás presta um serviço ruim para maioria dos entrevistados que participaram da enquete.
Segundo lembra o parlamentar, o Procon Goiás instaurou, em 2021, um processo administrativo contra a Enel por má prestação de serviço, o que deixa claro o recorrente descumprimento contratual por parte da Enel.
A posição negligente da empesa diante das reclamações de seus usuários, mostra a péssima qualidade do serviço oferecido à sociedade. Por esse motivo, o deputado Alysson Lima pede ao Poder Legislativo que se posicione no intuito de por fim a esta grande problemática que vem se arrastando ao longo dos anos.
A Enel foi multada em R$ 62.115.208,17, a maior multa já aplicada à empresa, em função da prestação inadequada de serviços aos cidadãos goianos e, mesmo assim, insiste em não cumprir com as metas estabelecidas continuando a má prestação de serviços.
Segundo o parlamentar, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já avaliou que a Enel é a pior companhia de energia elétrica do País, o que prova o total descumprimento do contrato.
A situação caótico do fornecimento de energia elétrica, além de gerar inúmeros prejuízos aos produtores ruais, empresários e cidadãos comuns desacelera o crescimento da economia do nosso País, já que desestimula novas empresas a estarem em nosso estado, afetando até mesmo emprego e renda da sociedade.
Por esse motivo, o deputado pede o cancelamento do contrato entre a Celg e a concessionária.