Acesso à
Transparência

Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Virmondes quer instituir Política Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito

11 de Maio de 2022 às 15:58
Virmondes quer instituir Política Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito

Texto que propõe instituir a Política Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito tramita na Assembleia Legislativa de Goiás. A matéria é de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB). O intuito é estabelecer metas para, ao final do período de dez anos, reduzir, no mínimo à metade, o índice estadual de mortes por grupo de veículos e o índice estadual de mortos por grupo de habitantes.

Conforme o texto protocolado sob nº 4826/22, a propositura assevera a relevância que os órgãos de trânsito estaduais possuem na segurança dos motoristas e passageiros, acreditando poder ser essa intensificada por meio de uma crescente fiscalização, e mapeamento dos atuais índices de acidentes.

“A fim de promover a segurança e a proteção dos cidadãos goianos nos próximos anos, esse projeto proposto servirá de ferramenta estatística para um melhor planejamento de ações de prevenção e de suporte, tornando o trânsito mais seguro e poupando vidas”, garante Virmondes.

Conforme o texto, as metas serão fixadas pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO), mediante proposta fundamentada para cada órgão executivo do sistema estadual de trânsito. A base será a partir dos índices apurados no ano anterior.

A política estadual define que os resultados obtidos no ano anterior serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), até o dia 10 de agosto de cada ano, para abastecer as estatísticas brasileiras previstas no plano nacional.

Da mesma forma, o texto prevê que as metas propostas na política e os resultados obtidos no ano anterior serão divulgadas, em todas as mídias e nos sítios do órgão de trânsito, durante a Semana Estadual do Trânsito, no dia 23 de setembro, dia nacional do trânsito.

 

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar